Fevereiro Roxo e Laranja aborda a identificação e tratamento de doenças
07/02/2022 Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia são as pautas levantadas pela iniciativa
O Fevereiro Roxo e Laranja é voltado para a conscientização e tratamento de algumas doenças que ainda afligem inúmeras pessoas por todo o Brasil. A cor roxa conscientiza sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia, e a cor laranja alerta sobre a Leucemia.
Diante da importância da identificação dessas doenças para o início rápido do tratamento, a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lembra toda a população sobre os atendimentos gratuitos oferecidos pelas Unidades de Saúde.
A diretora do departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, explicou que todas as 16 Unidades de Saúde de Tupã fazem atendimento específico para a identificação de cada quadro clínico de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
"Ao menor sinal para qualquer uma destas doenças, recomendamos que todos procurem a Unidade de Saúde que atende a região onde mora para o agendamento de consulta médica. A partir disso, as equipes de Saúde farão a avaliação do caso e encaminharão aos atendimentos especializados se necessário. Lembrando que a procura por atendimento médico nunca é de menos e, mesmo sendo apenas uma dúvida, é muito importante colocarmos a nossa saúde em primeiro lugar", explicou.
O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou que a iniciativa traz como pauta o combate à doenças que causam grandes desconfortos a população, e por isso se torna tão importante.
"O Fevereiro Roxo, por exemplo, engloba três doenças que são muito diferentes, exceto por um detalhe, nenhuma das três tem cura. No entanto, o tratamento para minimizar todos os males que estas doenças trazem para a vida das pessoas é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e pode ajudar todos que procuram por atendimento médico", disse.
Miguel ainda ressaltou sobre o tratamento da leucemia, tipo de câncer que afeta os tecidos que formam células sanguíneas e impede que o corpo combata infecções. "Com causas ainda desconhecidas, a doença costuma se manifestar de forma repentina e agressiva. No entanto, as perspectivas de cura são muito boas. Se diagnosticadas nos estágios inicias as chances chegam a 90%", ressaltou.
Fevereiro Roxo e LaranjaLúpus
Doença que faz com que o sistema imunológico passe a atacar células do próprio corpo, que passam a ser vistas como inimigas.
Sintomas: Confusão mental, manchas avermelhadas na pele, febre persistente, dor nas articulações e fadiga.
Mal de Alzheimer
Doença degenerativa que destrói as células cerebrais.
Sintomas: Perda de memória, confusão mental, dificuldade para lembrar como executar tarefas simples do dia a dia.
Fibromialgia
Síndrome que provoca dores fortes em todo o corpo por longos períodos de tempo.
Sintomas: Dor generalizada, inchaço e sensibilidade nas articulações, fadiga e perda de memória.
Leucemia
Tipo de câncer que afeta os tecidos que formam células sanguíneas e impede que o corpo combata infecções.
Sintomas: Dores nas articulações e nos ossos, febre persistente (sem razão aparente), infecções frequentes, sangramento nasal e na gengiva, perda de peso involuntária, surgimento repentino de hematomas no corpo e tontura frequente.