Estudante acha larva em merenda de escola estadual em Tupã
16/02/2022 O TupãCity procurou a Diretoria de Ensino, que se manifestou sobre o ocorrido por meio de uma nota. "O caso ocorrido na Escola Estadual Joaquim Abarca, foi uma situação pontual e que já está resolvida
Atualizada às 18h28
Uma estudante da Escola Estadual Joaquim Abarca em Tupã, encontrou uma larva no meio da comida da merenda servida aos alunos. A mãe da aluna publicou um vídeo do "bigato" nas redes sociais e questionou a falta de higiene no local. As imagens repercutiram nas redes sociais.
O TupãCity procurou a Diretoria de Ensino, que se manifestou sobre o ocorrido por meio de uma nota (veja a íntegra ao final da matéria). "O caso ocorrido na Escola Estadual Joaquim Abarca, foi uma situação pontual, uma vez que atendemos todas as escolas estaduais do município de Tupã e que já está resolvido. A nutricionista contratada pela empresa responsável pela manipulação de alimentos e contratação de pessoal, está acompanhando diariamente e orientando os funcionários quanto aos procedimentos corretos", diz o texto. Não há informações de onde a larva teria vindo ou se o alimento estava estragado.
A reportagem também tentou contato com a mãe da aluna, Érica Fabíola, que explicou que a larva foi encontrada pela filha e a amiga que diariamente almoçam juntas na instituição de ensino.
A prefeitura de Tupã também emitiu nota a respeito do assunto, esclarecendo que não é mais responsável pela merenda da Rede Estadual. "A prefeitura esclarece ainda que foi informada sobre a denúncia de que uma larva havia sido encontrada na merenda entregue a uma aluna da escola estadual Joaquim Abarca e que já determinou à Vigilância Sanitária que realizasse uma verificação no local. O objetivo é verificar se o problema é de responsabilidade da diretoria de ensino ou do responsável pela empresa de fornecimento da alimentação". (veja íntegra ao final)
Leia a íntegra da nota da Diretoria de Ensino
Após a descontinuidade do convênio entre o Estado e o Município de Tupã para fornecimento de alimentação escolar, houve a necessidade de contratação licitatória para manipulação da alimentação dos alunos.
Esclarecemos que o objeto da empresa contratada é manipular os alimentos e servir aos alunos, zelando pela qualidade das refeições. O cardápio é determinado pela Secretaria de Estado de Educação, que também responsável pela entrega dos gêneros alimentícios.
O caso ocorrido na Escola Estadual Joaquim Abarca, foi uma situação pontual, uma vez que atendemos todas as escolas estaduais do município de Tupã e que já está resolvido. A nutricionista contratada pela empresa responsável pela manipulação de alimentos e contratação de pessoal, está acompanhando diariamente e orientando os funcionários quanto aos procedimentos corretos.
Salientamos que o contrato teve início em 02/02/2022. Todas as situações de manipulação dos alimentos, limpeza da cozinha, armazenamento, preparo, entre outros são de responsabilidade da empresa terceirizada com supervisão por parte da Diretoria de Ensino, que faz a gestão do Contrato.
Orientamos aos pais ou responsáveis que em caso de descontentamento, favor entrar em contato pelo telefone (14)3404-4156 ou 3404-3100 e falar com a Nutricionista desta Diretoria de Ensino de Tupã.
Ressaltamos que esta Diretoria de Ensino continua à disposição de todos os pais ou responsáveis, bem como a Comunidade, os Órgãos Públicos e a Vigilância Sanitária.