Instituto Federal oferecerá mais de 10 novos cursos de extensão neste ano
12/01/2017 Cursos serão totalmente gratuitos. O instituto também abrirá vagas para cursos de Programação JAVA; Auto CAD 2D; Instalação de aparelhos de ar condicionado; Preparatório para o ENEM e Vestibulares, entre outros.
O Instituto Federal de São Paulo - campus de Tupã iniciou o ano com muitas novidades para os interessados em fazer cursos de extensão gratuitos e com qualidade. Tudo isso porque a instituição está trazendo para o município mais de 10 opções de cursos de extensão.
De acordo com o diretor do Instituto Federal de Tupã, Caio Flausino, o objetivo dos novos cursos é capacitar mais profissionais para o mercado de trabalho, além de oferecer para a população novas oportunidades de realizar cursos gratuitos e com qualidade.
"Esse ano será de muitas novidades para o Instituto Federal, pois iremos trazer para Tupã e região oportunidades de cursar gratuitamente o que no mercado custa muito caro, como cursos profissionalizantes e de idiomas", completa.
Segundo Caio, além dos cursos de Linguagens de Sinais (Libras); Teatro; Auxiliar de Administração e Inclusão digital - Informática básica, o Instituto também abrirá vagas para cursos de Programação JAVA; Auto CAD 2D; Instalação de aparelhos de ar condicionado; Preparatório para o ENEM e Vestibulares e também cursos de idiomas como Inglês; Espanhol e Japonês básico.
"Dentre os cursos de extensão, que são cursos de curta duração com 40 a 140 horas, nós estamos com novidades que é o curso profissionalizante de instalação de aparelhos de ar condicionado e também o curso de japonês básico, que nas escolas particulares de idiomas é muito procurado e o melhor é que já temos uma data definida para o inicio das matriculas que serão já na primeira semana de fevereiro", comenta.
Caio revelou também que os cursos de extensão são apenas uma das novidades este ano. Segundo ele, o Instituto Federal de Tupã também abrirá duas turmas do curso técnico com o médio integrado: técnico em eletrônica integrado ao ensino médio e o técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio.
"Também queremos abrir no segundo semestre mais uma turma do curso de eletrônica noturno. O processo seletivo ocorrerá entre maio e junho e oferecerá 30 novas vagas para os alunos interessados", disse.
Além dos cursos de extensão e técnico a direção do Instituto também está preparando um curso de Pós-Graduação (especialização) na área da educação.
"Serão 30 vagas e as aulas estão planejadas para começar em agosto de 2017. Para concorrer a uma das vagas o aluno deverá passar por um processo seletivo que deve ocorrer em junho de 2017, mas em breve divulgaremos novas informações", concluiu.
Segundo Caio Flausino, a iniciativa de abrir novos cursos faz frente a um projeto ambicioso de tornar o município um pólo de educação, destacando Tupã pela qualidade de ensino e de cursos oferecidos de forma gratuita.
"Isso tudo só é possível graças a ‘Acordo de Cooperação’ celebrado pelo Instituto Federal de São Paulo e a Prefeitura da Estância Turística de Tupã, que possui validade de 5 anos, prorrogáveis por mais 5 anos. Esse acordo garante que a Secretaria Municipal de Educação e todos os projetos educacionais do município utilizem todas as instalações do prédio", contou Caio.
Ainda de acordo com o diretor do IFSP de Tupã, esse acordo garante o compartilhamento da estrutura do Instituto com a SEDUC tem como vantagem principal centrar em um único prédio um complexo educacional a serviço da população.
"Esse acordo é um excelente exemplo de gestão de espaço e uso consciente e quem sai ganhando com tudo isso é o município e toda a população de Tupã. Fora esse acordo, o Instituto também vem sendo contemplado por diversas obras de melhorias e suporte aos projetos educacionais, tais como a obra de reforma do piso do ginásio poliesportivo, troca dos telhados dos blocos de laboratórios, da Biblioteca e da parte do prédio que abriga a SEDUC de Tupã. Também foram realizadas as manutenções e podas das dezenas de árvores dentro do complexo e várias outras ações com o objetivo de favorecer a Educação em Tupã", finalizou.