Em cerimônia no Palácio do Planalto no início de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro oficializou o reajuste de 33,23% para professores da rede pública de educação básica.
A portaria, assinada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro e pelo presidente da República, eleva de R$ 2.886 para R$ 3.845 o piso salarial nacional da categoria.
A notícia pegou os municípios de surpresa e foi considerada por muitas pessoas como uma medida "eleitoreira" da parte do presidente Bolsonaro.
A Frente Nacional dos Prefeitos se manifestou sobre o assunto, afirmando que o reajuste de 33,24% definido pelo governo federal para professores da educação básica seria "impraticável na maioria das cidades" brasileiras.
O prefeito de Tupã, Caio Aoqui, afirmou em entrevista ao TupãCity que a prefeitura estuda o assunto e que tem discutido também com prefeitos da região.
"O aumento é um valor que corresponde a 40 horas semanais do profissional de educação. Em Tupã nós estamos analisando. Temos que considerar que teremos o reajuste que o servidor vai ter de maneira geral, a proposta inicial é que será algo em torno de 10% para os servidores e por conta disso temos que levantar esses números para que o professor possa atingir a base. É lógico que a grande maioria dos prefeitos está com cautela porque esse valor impacta na lei de responsabilidade", lembrou o chefe do executivo tupãense.
E acrescentou: "Sabemos que o professor merece e queremos fazer de tudo que estiver ao nosso alcance, já estamos trabalhando nesse sentido. Temos que primeiro ver o reajuste que vamos dar aos servidores de modo geral; analisar o quanto vai faltar para atingir esse salário base, porque temos professores em Tupã que trabalham com cargas horárias de 30, 35 e 40 horas. Ou seja, são salários proporcionalmente diferentes, precisamos analisar cada situação para ter uma noção exata de quanto será esse percentual de reajuste, para que se a gente conseguir, dentro dos percentuais, dentro da lei de responsabilidade fiscal, ótimo. Mas temos que realmente ter todo esse cuidado. É nossa intenção, é nossa vontade", afirmou.
Veja a íntegra da entrevista:
Redação TupãCity
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.