Médico veterinário é multado em R$ 21 mil, acusado de maus tratos a cães e gatos em Presidente Prudente
31/03/2022 Fiscalização aconteceu em uma clínica veterinária após denúncia à PM Ambiental
Nesta quarta-feira (30) uma equipe da Polícia Militar Ambiental realizou atendimento a uma denúncia de maus tratos a animais domésticos (cães e gatos) que estariam ocorrendo em uma clínica veterinária no Jardim Paulista, em Presidente Prudente.
Chegando ao local foi solicitado ao proprietário (um médico veterinário de 38 anos) que abrisse as portas para fiscalização, porém se negou. Foi então solicitado apoio de mais uma equipe da Polícia Ambiental e de equipes do Policiamento Territorial, sendo autorizada a entrada para a fiscalização.
No interior da clínica, segundo divulgou a PM Ambiental, havia dois cães agonizando devido ao estado crítico de cinomose e mais quatro presos em alas separadas, além de um gato, em ambiente sujo com muitas fezes, urina e panos ensanguentados jogados pelo chão. Ainda conforme o policiamento, o envolvido tentou limpar o local com um pano molhado.
Ao todo, de acordo com a PM Ambiental, foram constatados maus tatos em seis cachorros e um gato, sendo lavrado em desfavor do veterinário um Auto de Infração Ambiental (AIA) no valor de R$ 21 mil, por infringir o artigo 29 da Resolução SIMA 005/2021.
Os animais foram recolhidos e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente. O envolvido foi encaminhado à delegacia Participativa de Presidente Prudente onde foi ouvido. O órgão deve apurar o crime de maus tratos.
De acordo com a PM Ambiental, o profissional prestava serviços ao CCZ de Presidente Prudente.