Polícia Militar de Tupã inicia novo ciclo do Proerd nas cidades que compreendem a 2ª CIA
16/04/2022 A Polícia Militar de Tupã deu início a um novo ciclo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas cidades de Tupã, Iacri, Queiroz, Arco-íris, Bastos e Parapuã
A Polícia Militar de Tupã deu início a um novo ciclo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas cidades de Tupã, Iacri, Queiroz, Arco-íris, Bastos e Parapuã. Todos esses municípios compreendem a área da Segunda Companhia de Polícia Militar de Tupã.
O PROERD desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida. São dez lições de 45 a 60 minutos.
As aulas são ministradas obrigatoriamente pelo policial militar fardado nas escolas estaduais, municipais e particulares, nos 5º e 7º anos do Ensino Fundamental. Cada aula é aplicada uma vez por semana durante o trimestre letivo.
O PROERD está sendo ministrado pelos seguintes Policiais Militares: Cb PM Rocha (Tupã), Cb PM Toschi (Tupã, Iacri, Queiroz e Arco-Íris) e Cb PM Yaegashi (Bastos e Parapuã) sendo que as escolas municipais e particulares de Tupã. As demais cidades, que ainda não estão sendo atendidas no primeiro semestre, serão abrangidas, dentro do planejamento anual no segundo semestre.
O PROERD
Desde 1983, o programa PROERD tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas, através dos esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educação e as teorias científicas sobre prevenção são certamente o diferencial desse programa.
Na década de 1990 a Polícia Militar do Estado de São Paulo sensibilizada pelo crescente crime de tráfico de drogas e com os crimes decorrentes de uso, associada ao clamor de pais e familiares que buscavam soluções imediatas para parentes dependentes químicos quando da intervenção policial, fez com que a Instituição direcionasse parte de seu efetivo para a prevenção primária ao uso de drogas, assim o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD, teve sua implantação em. Em 1997, o PROERD foi estendido para a Polícia Militar, sendo criado, no ano seguinte, o Centro de Treinamento do Programa, desenvolvendo cursos para o estado de São Paulo e mais de 18 estados brasileiros e o Distrito Federal.
O objetivo do Programa é prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.
O PROERD desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.
O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência. Oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.