Com a alta de casos, o combate ao Aedes Aegypti e o trabalho de assistência à população contaminada pela dengue foram intensificados em Tupã.
Além de uma campanha de conscientização, a Secretaria Municipal de Saúde implantou uma Unidade de Hidratação, que está localizada na UBS da Vila Formosa. A unidade de saúde manterá atendimento das 17h às 22h especificamente para sanar a demanda de casos sintomáticos e confirmados de dengue.
"Criamos uma Unidade Sentinela com ponto de hidratação com soro porque uma das principais complicações da infecção pelo vírus da dengue é a desidratação do organismo, causando à queda gradativa de plaquetas e à piora do quadro clínico do paciente. Chegando a hemorragias, redução de defesa por infecções ao choque, que podem levar ao óbito", disse o secretário municipal de Saúde, Miguel Angelo De Marchi em coletiva de imprensa nesta segunda (25).
As pessoas com déficit de líquidos poderão receber soro conforme recomendação médica, e aqueles que ainda não foram diagnosticados terão amostras de sangue coletadas para testagem rápida ou sorológica pelas equipes do Laboratório Municipal. A Farmácia ao lado da unidade também ficará aberta em horário especial. A UBS Dr. Edmundo Vieira Prado (Vila Formosa) fica na Avenida Tancredo Neves, s/n, na Vila Formosa.
Os principais sintomas da dengue são febre alta (39° a 40°C), dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, manchas vermelhas na pele, cansaço, enjoos, vômito, e dor abdominal. Todas as unidades de saúde atendem pessoas com estes sintomas, das 7h às 17h, enquanto a UPA, o Pronto Socorro da Santa Casa e UBS da Formosa permanecem abertos no período noturno.
Redação TupãCity
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.