APAE de Tupã completou 54 anos de trabalho na cidade
23/05/2022
Entidade atende mais de 200 pessoas com deficiências e suas famílias, sendo que 120 se encontram em situações de risco e vulnerabilidade social.
A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excep-cionais) de Tupã completou ontem, domingo, dia 22, seus 54 anos de fundação. A entidade presta serviço nas áreas de educação, saúde, assistência social e residência inclusiva. Atualmente, a entidade atende mais de 200 pessoas com deficiências e suas famílias, sendo que 120 se encontram em situações de risco e vulnerabilidade social, necessitando do serviço do setor de assistência social da entidade, que através de parcerias com a população e celebração de termos de colaboração com órgãos públicos, contribui para que essas pessoas saiam de um contexto de invisibilidade social e conquistem espaços na sociedade.
A residência inclusiva é um serviço de acolhimento para jovens e adultos com deficiência no âmbito de proteção social especial de alta complexidade. O presidente da APAE de Tupã, Marco Sobhie, destacou que o setor de saúde da entidade trabalha reabilitando vidas. "Acreditamos muito no papel social da instituição, na busca pelos direitos da pessoa com deficiência; reabilitar é preservar o direito ao acesso à saúde de qualidade, e é justamente pensando neste panorama que edificamos o nosso trabalho diário", afirmou. Sobhie explicou que enquanto equipe, a família apaeana olha a pessoa com deficiência de forma global, auxiliando-a a encontrar caminhos para a recuperação ou aquisição das habilidades, possibilitando, assim, melhora da qualidade de vida, e consequente realização pessoal. "A educação é um espaço de grande relevância, bem estruturada, que contribui para a transformação fundamental e estratégica de ações inovadoras que foram possíveis com parcerias fundamentais e prioritárias transformando sonhos em realidade", destacou. História Em 22 de maio de 1968, no Centro Pedagógico São Lucas, iniciou-se um trabalho educacional de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas na cidade de Tupã, atendendo vinte alunos. Em 26 de abril de 1972, foi realizada assembleia geral com a finalidade de extinção do Centro Pedagógico São Lucas e eleição da diretoria e conselhos deliberativo e fiscal da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tupã, sociedade civil de caráter assistencial, filiada à Federação Nacional das APAEs. As APAEs são a maior rede de atendimento integral à pessoa com deficiência, de caráter assistencial, prestando serviços também nas áreas de educação e saúde, objetivando a inclusão social e a qualidade de vida dos atendidos. Com a responsabilidade de garantia de direitos, orientações, encaminhamentos e atendimentos especializados. A APAE de Tupã está localizada na Avenida Arthur Fernandes, 780, Vila Marajoara.Diário Tupã
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.