Manifestantes bloqueiam saída e prendem fiscais em propriedade rural durante fiscalização em Herculândia
07/07/2022 Três agentes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), juntamente com duas fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ficaram presos no local por quase 1h30. Não houve registro de feridos.
Cinco fiscais ficaram retidos por manifestantes na tarde desta quarta-feira (6) durante uma fiscalização em uma propriedade rural, em Herculândia (SP).
Três agentes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), juntamente com duas fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ficaram presos no local por quase 1h30 após manifestantes bloquearem a saída com alguns caminhões e veículos.
De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, os manifestantes eram mudeiros (vendedores ambulantes de mudas de citros). A prática é proibida no estado de São Paulo.
Os agentes realizavam uma fiscalização que tinha como objetivo justamente verificar os viveiros de mudas de murtas que não estavam telados. Os fiscais do órgão federal também faziam a verificação do registro nacional de sementes e mudas (Renasem).
No local, foram encontrados viveiros sem a proteção adequada, além de mudas de citros com sintomas de cancro cítrico e HLB.
Os fiscais precisaram do apoio das polícias Rodoviária e Ambiental para saírem do local. Não houve registro de feridos.