Tupãense usa criatividade e constrói barracão com latinhas
12/07/2022 No barracão é possível observar a criatividade de "Jão, o Bão", que construiu e personalizou as paredes e parte de um telhado apenas com latinhas de alumínio.
A preservação ambiental se tornou um tema cada vez mais recorrente. O assunto gera debates mundiais e atualmente é uma das principais preocupações de lideranças políticas de todo mundo. Mas há cerca de 30 anos, um tupãense decidiu inovar na adaptação de seu imóvel e encontrou uma solução sustentável para isso. O hoje aposentado João Luiz Peregrino da Silva, de 70 anos, conhecido como "Jão, o Bão", do antigo Colégio Buarque de Macedo, que era o maestro de famosa banda com o mesmo nome, adaptou o barracão da sua casa usando apenas latinhas de alumínio.
"Jão, o Bão" explicou que precisava fechar as paredes do barracão que havia construído para abrigar seu trailer de viagens, em sua chácara. "Batia muito sol e, quando chovia, entrava muita água. Tentei várias coisas, mas não deu certo, pois as paredes tinham que ser móveis para que eu pudesse tirar o trailer quando eu viajasse. Um dia coloquei uma latinha sobre a outra e vi que tinha achado a solução", disse o aposentado, ao explicar que utilizou mais de 10 mil latinhas para executar esse projeto. "Fiz então uma parede para ver se dava certo. Em seguida, fui fazendo devagar e depois de três anos estava praticamente pronta", destacou.
No barracão é possível observar a criatividade de "Jão, o Bão", que construiu e personalizou as paredes e parte de um telhado apenas com latinhas de alumínio. Além de criativa, a construção deixou o ambiente descontraído e ainda mais agradável para receber os amigos. E pode ser um exemplo a ser seguido.
Sobre as latinhas usadas em seu projeto, "Jão" garante que antes estavam cheias e que consumiu as cervejas e refrigerantes. Mas, lógico, que isso foi feito aos poucos. Ele pediu ainda para manter sob sigilo a localização de sua chácara, pois as latinhas, vendidas no mercado de recicláveis, renderia cerca de R$ 1,2 mil.