Policiais militares adotam procedimento conhecido como Manobra de Heimlich para salvar bebê recém-nascida engasgada
01/08/2022 Criança, de apenas oito dias de vida, já apresentava cor arroxeada no rosto, nos braços e nas pernas quando foi atendida em uma estrada vicinal em Marabá Paulista (SP).
Policiais militares conseguiram salvar neste sábado (30) uma bebê recém-nascida que havia sido vítima de engasgamento em Marabá Paulista (SP).
Depois de acionados pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para o atendimento da ocorrência, os policiais seguiram em direção à família, já que os pais levavam a criança em um carro do Assentamento André Franco Montoro, na zona rural, em direção ao perímetro urbano da cidade.
Quando alcançaram a família, que estava desesperada, em uma estrada vicinal, os militares rapidamente adotaram o procedimento conhecido como "Manobra de Heimlich", para a desobstrução das vias aéreas da criança, pois a pequena Maria Alice, de apenas oito dias de vida, já apresentava cor arroxeada no rosto, nos braços e nas pernas.
A criança tossiu, sua respiração foi restabelecida e ela começou a chorar, retomando a coloração normal da pele.
Mãe e filha foram encaminhadas à Santa Casa de Misericórdia de Presidente Venceslau (SP), que fica a cerca de 40 quilômetros de distância do local do salvamento.
Ambas permaneceram em observação sob cuidados médicos no hospital.