Estudantes do Enactus Unesp/Tupã participarão de evento nacional
01/08/2022 Iniciativas de impacto social serão apresentadas por alunos em competição durante o evento
Gerar impacto social e desenvolvimento sustentável para a comunidade de Tupã é o propósito do Time Enactus Unesp Tupã, criado por estudantes da Unesp de Tupã. Com o projeto Reciclóleo, a equipe tem conscientizado sobre o descarte correto de óleo de fritura usado, que se descartado de forma incorreta pode causar inúmeros problemas ao meio ambiente e à cidade. No mês de julho, o resultado desse trabalho será apresentado para estudantes, professores e empresários de todo o país no Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) 2022. Depois de dois anos de edições virtuais, o evento acontece em formato híbrido - online no primeiro momento, nos dias 11 a 14 de julho, e nos dias 28 e 29 de julho, no formato presencial, no Expo Center Norte, localizado na cidade de São Paulo.
O evento é o momento de colaboração e troca de experiências entre 120 times brasileiros, distribuídos em 21 estados do Brasil. O tema escolhido para o encontro deste ano é o "Juntos Transformando o Agora" e remete ao momento em que a nossa sociedade de forma geral se encontra e a urgência da Agenda 2030. "Estarmos juntos, transformando o agora é também uma forma de nos concentrarmos no momento em que estamos vivendo. Precisamos estar cientes que há uma urgência, há problemas que precisam de soluções inovadoras e precisam ser enfrentados hoje", explica Joana Rudiger, presidente da Enactus Brasil.
O ENEB é a ocasião em que times de universitários do país apresentam resultados do trabalho realizado ao longo do ano, que impacta diversas comunidades, além de ser uma oportunidade de compartilharem experiências com a rede. Cada time Enactus reúne uma equipe multidisciplinar de alunos em diversos campus universitário, tanto em instituições públicas como privadas, para desenvolver projetos de negócios economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos com as comunidades locais, colocando em prática o desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de formação superior e gerando impacto positivo.
Entre as atividades do ENEB, estão a competição e apresentação dos trabalhos realizados pelos times e momentos de integração com empresas parceiras, que se conectam com os alunos por meio de palestras e oficinas. O vencedor da competição nacional garante uma vaga na Enactus World Cup para representar o Brasil a nível global em Porto Rico. Nas competições, os alunos também têm a oportunidade de se conectar com empresas parceiras da Enactus Brasil, como DSM, Cargill, KPMG, Tilibra, entre outras.
Sobre o Time
No dia 19 de junho de 2019 foi oficialmente fundado mais um Time Enactus para o estado de São Paulo: o Time Enactus UNESP Tupã, o 8º Time da Universidade Estadual Paulista. A equipe começou com 10 estudantes de 2 cursos diferentes: Administração e Engenharia de Biossistemas, mas hoje é formada por 33 membros ativos e dois professores conselheiros. Esse ano o projeto Reciclóleo compete na Liga Principal, ele procura mostrar para a comunidade como descartar de forma correta o óleo e apresentar formas de recolher esses resíduos, além de contribuir para a diminuição do impacto negativo do descarte desse óleo no meio ambiente, transformando-o em algo com utilidade para a população, podendo incentivar também a produção de produtos derivados do óleo usado, através de cursos de capacitação, podendo assim, aumentar a renda de algumas famílias. Esse projeto engloba principalmente três ODSs (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), o doze (consumo e produção responsável), seis (água potável e saneamento) e sete (energia limpa e acessível).
Sobre a Enactus
A Enactus é uma organização presente em 34 países que engaja alunos de diferentes instituições de ensino, com apoio de professores e líderes de negócios, para desenvolver projetos de impacto social. A organização beneficia comunidades locais por meio de modelos de negócios sustentáveis e proporciona aos alunos o aprendizado na prática.
A rede Enactus possui mais de 200 professores e 2.800 estudantes que desenvolvem 240 projetos ao redor de 21 estados brasileiros, impactando a vida de mais de 20.000 pessoas.