"Recicloleo", projeto da Unesp de Tupã está entre os 25 melhores do Brasil
03/08/2022 Quatro alunos participaram do ENEB 2022, em São Paulo.
O projeto "Recicloleo", desenvolvido por alunos da Unesp de Tupã, ficou entre os 25 melhores do Brasil no ENEB (Evento Nacional Enactus Brasil) 2022. O evento ocorreu entre os dias 28 e 29 de julho, em São Paulo.
A iniciativa, voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade, é realizada pelo time da Enactus da Unesp de Tupã. Dentro do projeto, um curso de produção sustentável de sabão foi ministrado para 15 mulheres. Elas aprenderam a produzir o sabão a partir da reciclagem do óleo de fritura e também a comercializar esses produtos.
Luana Melo, do 3º ano do Curso de Administração da Unesp, integra o projeto e falou sobre a experiência.
"Foi incrível e uma experiência única. Foi um momento que eu nunca mais vou esquecer porque a gente pôde ter contato com outras universidades, conversar com outros alunos, professores e palestrantes. E também foi muito importante para apresentar que a nossa Unesp de Tupã ficou entre os 25 melhores trabalhos. Eu estou muito feliz com essa oportunidade", Luana Melo.
A jovem ainda disse que se apaixonou pelo projeto e que pretende trabalhar com o empreendedorismo social, no futuro. "É algo que brilha meus olhos e que eu pretendo, futuramente, trabalhar com o empreendedorismo social", destacou.
Outra situação interessante que ocorreu durante os dias do grupo em São Paulo foi que três presidentes da Enactus tiveram a oportunidade de almoçar com o CEO da Ford Brasil. O aluno tupãense Vitor Augusto participou do almoço. Ele comentou com os demais colegas que foi uma experiência única e trouxe novas perspectivas para trabalho desenvolvido pela Unesp de Tupã.
Já o Dr. e professor, Paulo Sérgio Barbosa dos Santos, que é conselheiro do projeto, explicou sobre o evento. "Todo ano temos esse evento, onde cada um dos times dessas universidades apresentam os seus projetos que são dedicados à comunidade. Aqui na Unesp de Tupã temos dois projetos, sendo o apresentado o "Recicloleo", um projeto que trabalha sobre a reciclagem do óleo de fritura, onde fazemos palestras em escolas de ensino infantil, em parceria com duas empresas. E dentro desse projeto realizamos um curso de produção de sabão, em parceria com SENAR, UNESP, SEBRAE E ROTARY, onde trabalhamos com 15 mulheres em situação de vulnerabilidade social. Elas aprenderam a produzir sabão e comercializar esse produto artesanal", destacou.