ONG UMONT de Tupã levará diversas atividades gratuitas em escolas públicas e privadas
17/08/2022 ONG UMONT inicia projeto em Tupã com apoio do Ministério do Turismo e Governo do Estado de São Paulo.
Após dois anos sem atividades presencias devido a pandemia, a ONG UMONT retoma suas ações e atividades virtuais e presencial em Tupã até novembro com apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa.
O projeto "ONG UMONT - Ponto de Cultura" foi contemplado em edital de premiação do Proac LAB 2021, que contou com 180 entidades inscritas e apenas 44 projetos aprovadas de todo o estado. Com equipe de profissionais a Ong levará diversas atividades gratuitas pré-agendadas dentro de escolas públicas e privadas, entidades, faculdades, empresas, e também grupos em geral que queiram receber as atividades como: JORNADA DE PALESTRAS - sobre a história da África, educação antirracista, políticas e gestão cultural. OFICINAS - danças, artes visuais, música, capoeira, produção cultural, empoderamento da mulher negra e moda e modelo entre outras. EXPOSIÇOES, FEIRAS, SARAUS, FESTIVAIS, SEMINÁRIOS e um FÓRUM REGIONAL DE CULTURA E DIREITOS HUMANOS.
"O projeto também servirá para atender alguns locais que sempre solicitavam atividade durante o mês de novembro e não conseguíamos atender, e neste semestre podem entrar em contato conosco que sim, vamos conseguir circular em mais locais garantindo uma agenda ampla e dinâmica.
Consideramos este momento um chamado ancestral de poder levar um pouco de conhecimento para todos, com isso colaborar na reflexão, diminuição do racismo e reforçar a importância da trajetória do nosso povo na construção do Brasil".
Ong Umont é umas das primeiras Organização não Governamental, sem fins lucrativos que promove ações de fortalecimento da população negra da região da alta paulista, São 16 anos promovendo debates e reflexões, reforçando auto estima, difundindo cultura, formando públicos, informando e contribuindo para o desenvolvimento sócio cultural no município e região.
As principais finalidades são a difusão e preservação da cultura negra, empenho no desenvolvimento da comunidade, formação cultural, pesquisa e mapeamentos, promoção da equidade racial, articulação em rede e ensino antirracista. A ONG possui o título de utilidade pública municipal Lei nº 4.729/2015, Cadastro Estadual de Entidades - CRCE nº 0626/2014, Certificação como Ponto de Cultura - Ministério da Cultura/2016, tem como fundador e presidente André Black, produtor cultural, bacharel em administração de empresas e idealizador de projetos culturais.