Mais de 13 mil tupãenses deixaram de votar nas eleições de 2018
22/08/2022 Votar é poder escolher candidatos que estejam alinhados com o que você deseja para o futuro do país e, principalmente da sua cidade. Entenda.
Pessoas desiludidas com a política desistem de votar e contribuir para a escolha de seus representantes. Com isso, a taxa de abstenção eleitoral cresceu nas últimas eleições.
Para se ter uma ideia, mais de 13,6 mil eleitores tupãenses não compareceram às urnas nas eleições presidenciais de 2018. É voto o bastante para eleger candidatos que podem contribuir com a cidade, destinando recursos e levando às esferas estaduais e federais as demandas da cidade.
A abstenção do eleitorado tupãense atingiu o percentual de 26,89%, uma taxa maior do que a média nacional que foi de 23,14%, conforme os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral.
Mas, apesar do número de abstenções, cerca de 73,11% do eleitorado apto (50.791 pessoas) compareceu às urnas. Ou seja, a cidade teve cerca de 37,1 mil votos válidos nas eleições.
Por que o meu voto importa?
Votar é ter a oportunidade de escolher candidatos que estejam alinhados com o que você deseja para o futuro do país e, principalmente da sua cidade.
Nas eleições de 2022, importantes cargos estarão em disputa. Quando forem às urnas no dia 2 de outubro (primeiro turno) os eleitores votarão para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. O segundo turno acontece no dia 30 de outubro apenas para os cargos de presidente e governador, se for necessário.
Escolher em quem votar é uma tarefa de extrema importância, o voto é uma forma de demonstrar opinião, vontade ou preferência. Mais importante ainda é votar em candidatos - sejam de quais partidos forem - que representem a sua cidade. Essa proximidade entre o eleitor e o seu representante político é um valor importante para a Democracia.
Aqui no Brasil, o eleitor pode votar em qualquer candidato do seu estado que concorra às câmaras federais e estaduais. Isso, infelzimente permite que sejam eleitos os chamados "candidatos paraquedistas", que têm muitos votos em municípios onde nunca estiveram e desconhecem as necessidades locais.
A consequência desse "disperdício" de votos é impossibilitar a eleição de candidatos que representam a cidade e poderiam efetivamente contribuir com as demandas.
Como já mostrou o TupãCity, alguns deputados considerados "famosos" Brasil afora, receberam grande apoio dos tupãenses para serem eleitos em 2018. E mesmo com todo esse suporte, nunca voltaram os olhos para a cidade, seja para visita ou, principalmente, destinando recursos.
Um exemplo disso é Janaina Paschoal, filiada ao PRTB, que disputou para o cargo de Deputada Estadual e angariou cerca de 12% dos votos, um total de 3.725. A mulher, de 48 anos, conquistou mais votos em Tupã do que o filho do presidente da república. (Leia mais: Deputados famosos e bem votados em Tupã, nunca deram as caras na cidade)Representatividade
Votar é o poder de nossa escolha, é despender uma energia pessoal ao candidato escolhido, para ele que aja como se fôssemos nós, em seu cargo. É a esperança de que essa representatividade dê novos rumos à nossa cidade, nosso Estado e ao nosso País.
Nas eleições de 2022, os tupãenses terão a oportunidade de votar em candidatos que podem representar a cidade nas esferas estadual e federal.
Dois nomes de Tupã fizeram uma dobradinha representando a cidade na corrida eleitoral: Luiz Carlos Motta e Thiago Santos Alves de Sousa, do Partido Liberal (PL).
Luiz Carlos Motta, que já é deputado federal, tenta a reeleição. Ele foi o deputado mais votado em Tupã nas eleições de 2018, com 14,82% dos votos, ou seja, 4.681 votos. Já Thiago Santos, também do PL, vai concorrer pela primeira vez a deputado estadual. Ele foi vice-prefeito de Tupã no ano de 2012.
Ambos os candidatos nasceram em Ribeirão Preto, mas passaram boa parte de suas vidas na cidade de Tupã. Motta, ou "Mottinha" como é popularmente conhecido, viveu boa parte da adolescência e da vida adulta, se formou nas Faculdades Faccaat e ainda possui familiares que moram na cidade. Thiago Santos tem empresas na cidade, especialmente no setor de farmácia, e mora aqui com a família. Ele já foi vice-prefeito da cidade.
Saiba mais: Dobradinha entre Motta e Thiago Santos representa Tupã na corrida eleitoralConheça as redes sociais dos candidatos