Professor recorda emoção ao receber carta com resposta da rainha Elizabeth aos alunos: Agiu como chefe de Estado
09/09/2022 Durante aulas de história, professor Renan Giovanetti Françozo propôs um desafio aos alunos do oitavo ano: escrever uma carta à rainha da Inglaterra contando o que aprenderam sobre o país monárquico. Resposta veio dois meses depois.
Uma brincadeira lúdica em sala de aula terminou com uma das maiores emoções da vida para um professor e alunos de uma escola pública de Lençóis Paulista (SP), no interior de São Paulo.
Durante as aulas de história, o professor Renan Giovanetti Françozo propôs um desafio aos alunos do oitavo ano. Em 2015, depois de estudarem o conteúdo referente ao Reino Unido nos livros, ele pediu aos estudantes que escrevessem uma carta à rainha da Inglaterra, contando o que aprenderam.
"Eles estavam pesquisando tudo sobre a forma de governo da Inglaterra, estavam estudando o conteúdo das revoluções inglesas no século 17. Se encantaram com a matéria", explica o professor.
Na carta, os alunos ainda enviaram uma foto dos colegas com as bandeiras do Brasil e do Reino Unido.
O que, a princípio, parecia apenas uma brincadeira, logo se transformou em uma resposta com o carimbo real, quando, em menos de dois meses, o Palácio de Buckingham respondeu à carta com uma mensagem especial da rainha Elizabeth II.
Endereçada diretamente do palácio real inglês, uma funcionária da corte explicava na carta que, a pedido da rainha Elizabeth, agradecia a foto e a carta dos brasileiros.
"Foi uma surpresa, porque não estávamos esperando. Eu mesmo mandei a carta para a Inglaterra. Na resposta, ela agiu como verdadeira chefe de Estado", relembra o professor.
A rainha ainda elogiou os alunos pelo estudo da história britânica e agradeceu o apoio recebido. "Sua majestade achou muito gentil da parte de vocês contar sobre seus recentes estudos sobre o assunto História Britânica e agradeceu suas palavras de apoio", diz a carta.
Na mensagem, a coroa também explica que só não respondeu antes porque a rainha recebeu muitos cartões pelo aniversário. No final do texto, a representante de Elizabeth II disse que seguia um cartão postal com a foto da rainha e do marido dela, o Duque de Edimburgo.
"Ela se sentiu muito honrada, muito lisonjeada em ter este reconhecimento da família dela, do país dela, sendo estudados em outros lugares além da Inglaterra", explica o professor.
Sete anos depois, o professor ainda recorda com emoção daquele momento único, ressaltando a importância da rainha para a história mundial.
"Jamais imaginávamos. Todos ficaram bem eufóricos. Ficamos felizes, mas não dá para negar que foi um fato inusitado", revela.
"A era da rainha Elizabeth II foi um período de grande estabilidade não só para a Inglaterra, mas também para o mundo. Ela assumiu o reinado muito jovem, com apenas 26 anos. A Europa estava em reconstrução. E ela vê toda uma administração imperial se desfazer, com a criação dos estados da comunidade britânica, como Austrália e Canadá. Mesmo assim, consegue manter uma grande estabilidade, respeitando todo o processo. Sem dúvida, é uma das grandes mulheres que ajudaram a moldar a história contemporânea", complementa.
Confira a tradução da carta"A Rainha deseja que eu escreva e agradeça a todos pela carta e a fotografia adorável que vocês enviaram.
Sua Majestade achou muito gentil da parte de vocês contar sobre seus recentes estudos sobre História Britânica e, embora impossibilitada de respondê-los pessoalmente, a Rainha ficou interessada em ouvir sua opinião e agradeceu suas palavras de apoio.
Espero que vocês compreendam que, devido ao enorme número de mensagens e cartões de aniversário recebidos por Sua Majestade nos últimos meses, não foi possível respondê-los até agora.
A Rainha ficou muito feliz em ouvir de vocês, contudo eu encaminho um cartão postal de Sua Majestade e o Duque de Edimburgo que espero que vocês gostem de ter".