Tupã fará parte de programa inédito de inseminação artificial de rebanhos
29/09/2022 Produtores rurais serão contemplados com a biotecnologia do melhoramento genético
O município de Tupã foi selecionado entre os quatro contemplados dos 645 do Estado de São Paulo para participar do "+Pecuária Brasil". Na última sexta-feira (23), o secretário de Agricultura, Anderson Luiz, participou do lançamento on-line do programa, que irá distribuir, em todo território nacional, material genético para inseminação dos rebanhos agrofamiliares, projetando milhões de prenhezes nos próximos anos.
Criado através da parceria entre a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (CONAFER) e a Alta Genetics, o +Pecuária Brasil mapeou o DNA da agropecuária familiar brasileira para criar o programa de inseminação artificial inédito no país.
Segundo o secretário de Agricultura, é de grande importância o melhoramento genético para os municípios, tendo em vista que o pequeno e médio produtor dependem do auxílio do governo para escoarem a sua produção.
"Os pecuaristas de Tupã foram contemplados com a biotecnologia do melhoramento genético, incluindo a prenhez do animal, e com total acompanhamento gestacional do processo. E mais: sem nenhum custo para os produtores rurais. Esta é uma síntese da revolução que o +Pecuária está empreendendo no campo", disse Anderson Luiz.
O programa chegou em todas as 27 unidades da federação, com os investimentos para a execução já garantidos, e com todos os recursos destinados aos pequenos produtores. A expectativa é que em 2023 a iniciativa alcance:
+ de 4 mil municípios
+ de 240 mil propriedades
+ de 160 mil empregos formais
+ de 12 mil diagnóstico de gestão
+ de 8 mil vacas com prenhezes confirmadas
Para o produtor rural o melhoramento genético diminui o custo, aumenta a produção e lucratividade, ajuda a evitar consanguinidade, facilita o cruzamento entre as raças, permite estocagem e transporte de material genético, entre diversos outros benefícios.
"Agora, entra a fase do manejo, nutrição e protocolos hormonais para inseminação, e a partir daí, todas as fases do programa de 4 anos do +Pecuária Brasil, uma ideia inovadora que está mudando a vida de milhares de pequenos produtores rurais brasileiros", afirmou Anderson Luiz.