Comerciantes de Tupã devem decidir se vão liberar os funcionários para assistir jogos da Copa do Mundo 2022
03/11/2022 Fechamento e dispensa de funcionários nos jogos da seleção brasileira não é obrigatório. Cada comerciante deve refletir sobre os impactos e tomar a sua decisão. Saiba mais.
O Brasil vai em busca do hexa na Copa do Mundo 2022. Os jogos serão realizados de 20 de novembro a 18 de dezembro no Catar, país localizado na Ásia ocidental.
O Brasil está no grupo G e os três primeiros jogos vão cair em dia útil e horário de expediente (veja abaixo).
1º rodada, dia 24/11 - quinta-feira, às 16h de Brasília: Brasil x Sérvia;
2º rodada, dia 28/11 - segunda-feira, às 13h de Brasília: Brasil x Suíça; e
3º rodada, dia 02/12 - sexta-feira, às 16h de Brasília: Brasil x Camarões.
Em nota, o Sincomércio de Tupã informou que não há nenhuma obrigatoriedade de fechamento e dispensa de funcionários nos jogos da seleção brasileira.
"Salientamos que, caso a Seleção Brasileira seja vitoriosa e avance para as fases seguintes, os eventuais jogos, a partir das quartas de finais, coincidirão com os horários especiais natalinos e por essa razão, esclarecemos que não há nenhuma obrigatoriedade de fechamento e de dispensa de funcionários em tais datas e horários, inclusive nas datas e horários dos jogos da primeira fase e das oitavas de final, ficando a critério de cada comerciante a abertura ou não do seu estabelecimento".
O Sincomércio ainda aconselhou que o comerciante reflita sobre a questão e os impactos que sua decisão possa causar em todos os aspectos, seja nos âmbitos econômicos, culturais e trabalhistas.
"Esclarecemos ainda, que nas negociações coletivas (2022/2023) realizadas com o sindicato laboral, inicialmente, cogitou-se a possibilidade de não haver a ocorrência de jornada de trabalho nos horários dos jogos iniciais da Seleção Brasileira, visando a compensação das referidas horas na jornada a ser realizada no feriado de 7 de setembro de 2023, sem o pagamento da indenização, diferentemente do que ocorreu nesse ano, contudo, tal intento não foi levado a efeito por envolver inúmeras variantes desfavoráveis, tanto que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada recentemente, não faz alusão às datas dos jogos da Seleção Brasileira, na primeira fase da Copa do Mundo 2022".