Professor do IFSP Tupã é afastado após vídeo de aula viralizar: aqui não tem bolsonarista, não
04/11/2022 Em nota, Instituição diz que apura contexto do caso e que afastamento ocorre como procedimento padrão após denúncia por parte dos pais.
Um professor de sociologia foi afastado nesta semana depois que o vídeo de uma aula em que aparece ao lado de um aluno cantando "mama gado" e dizendo "sai daqui bolsonarista de merda" e "não tem bolsonarista aqui não, p*rra", viralizou nas redes sociais. Ele é docente do Instituto Federal (IFSP) de Tupã.
Nas imagens, também é possível ver o professor chutando uma das cadeiras do auditório do Instituto.
Apesar de alguns alunos rirem do episódio, não é possível entender todo o contexto do que aparenta ser uma encenação. Entretanto, o vídeo gerou polêmica nas redes sociais. O aluno que aparece ao lado do professor, supostamente, teria posicionamento favorável ao presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com as informações apuradas pelo TupãCity, o IFSP de Tupã abriu uma sindicância para investigar o professor.
"Conforme procedimento padrão da Instituição, após a apresentação da denúncia por parte dos pais, as informações e documentação estão sendo levantadas ouvindo o docente e os alunos envolvidos para posteriormente encaminhamento a DALC que faz suas apurações através de procedimentos específicos, são eles: Processos Administrativos Disciplinares, Investigação Preliminar Sumária e Sindicância Administrativa, Processo Administrativo Disciplinar (PAD)", diz nota enviada pela Instituição.
O IFSP Tupã também apura o contexto do vídeo e, ainda conforme a nota, "busca investigar se a ação se enquadra numa ação pedagógica, ou fere alguma legalidade".
Veja o que disse a Instituição à reportagem:
Soubemos que o Instituto Federal (IFSP) abriu uma sindicância para investigar um vídeo que mostra um professor de sociologia contracenando com um aluno, sendo que, em dado momento, diz falas que indicam um posicionamento contrário ao candidato derrotado do PL, Jair Bolsonaro. Sobre isso, perguntamos:
A informação acima procede?
IFSP TUPÃ:Conforme procedimento padrão da Instituição, após a apresentação da denúncia por parte dos pais, as informações e documentação estão sendo levantadas ouvindo o docente e os alunos envolvidos para posteriormente encaminhamento a DALC que faz suas apurações através de procedimentos específicos, são eles: Processos Administrativos Disciplinares, Investigação Preliminar Sumária e Sindicância Administrativa. Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
O professor foi afastado? Se sim, por quantos dias?
IFSP TUPÃ: Em acordo com a chefia imediata, ficou definido o afastamento do professor para garantir sua segurança e acompanhamento psicológico.
Qual contexto do vídeo?
IFSP TUPÃ: A Instituição apura o contexto.
O que a universidade busca investigar?
IFSP TUPÃ:Se a ação se enquadra numa ação pedagógica de rotina ou fere alguma legalidade.
É crime ou está no regulamento, dentro das dependências do instituto, professoras manifestarem suas opiniões políticas?
IFSP TUPÃ:A manifestação política é um direito constitucional; os pais alegam possíveis ofensas e destrato por posição política dos alunos.