Enem: grávida de oito meses encara sol e prova de 5h30 para seguir sonho do ensino superior
14/11/2022 Janaina Gabriela Silva Costa, de 27 anos, está gestante do terceiro filho e realizou prova pela terceira vez. Estudantes de Regente Feijó (SP) fizeram avaliação pela primeira vez com o mesmo objetivo.
Janaína Gabriela Silva Costa, de 27 anos, está grávida de oito meses do terceiro filho e fará o Enem pela terceira vez — Foto: Bruna Bonfim/g1
O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (13), em Presidente Prudente (SP), teve candidata grávida de oito meses preparada para encarar avaliação de 5h30 de duração e jovens inscritos pela primeira vez. Todos possuem um objetivo em comum: cursar o ensino superior.
O primeiro dia de prova do Enem teve questões de linguagens e ciências humanas, além de redação.
Candidata grávida de oito meses
A candidata Janaina Gabriela Silva Costa, de 27 anos, está grávida de oito meses e enfrentou o sol do meio-dia para prestar o Enem pela terceira vez. Segundo a mamãe de terceira viagem, o tempo de gestação avançada não foi motivo para deixar de realizar a prova, pelo contrário.
"Estar grávida me deu mais garra e força de pensar no futuro dos meus filhos", disse Janaína ao g1.
Atualmente, a gestante trabalha como auxiliar geral em uma creche em Sandovalina (SP), cidade em que mora. Porém, seu verdadeiro sonho é cursar uma faculdade na área da educação.
A candidata ainda contou que se conseguir uma boa nota no Enem, pretende entrar para o ensino superior mesmo com o bebê recém-nascido.
"Eu vou ter que deixar com ele [o pai> também e ir em busca, porque eu tenho que pensar no futuro deles [os filhos>. Estou tentando pela terceira vez, até eu conseguir. Espero tranquilidade e sucesso na prova de hoje", ressaltou a candidata.
Janaína estava acompanhada do irmão João Pedro, de 18 anos, que fez a avaliação pela primeira vez. João pretende cursar Logística e disse estar orgulhoso da irmã.
"Ela é guerreira de estar vindo fazer a prova", disse o irmão de Janaína.
Primeiro Enem
Também na expectativa da Exame Nacional do Ensino Médio, os amigos Higor, Kauã e Ana Beatriz vieram de Regente Feijó (SP) para fazer o Enem pela primeira vez. Segundo os estudantes, eles esperam conseguir uma boa nota para ingressar nos cursos desejados.
Kauã Ribeiro Leite, de 17 anos, também estava acompanhado do pai e disse estar nervoso para o realizar exame.
"Quero cursar Direito. Acho que a prova de hoje vai ser mais tranquila que a próxima", contou ao g1.
O amigo, Higor de Paula Lopes, de 17 anos, quer cursar Ciência da Computação e discordou do amigo. Para ele, a prova deste domingo (13) será a mais complicada.
"Estou meio nervoso, é a primeira vez que estou fazendo e não tenho muita afinidade com redação, acho que vai ser bem difícil", falou Higor.
Ana Beatriz Cantalupe, de 16 anos, fez a avaliação como treineira, porém já decidiu o que pretende cursar.
"Resolvi fazer pela primeira vez para ver como é. Quero ingressar na área da saúde, na Enfermagem", disse a estudante.
Ellen Cantalupe da Silva, mãe de Ana, acompanhou a filha e explicou que gostaria que ela tivesse feito o exame no ano passado para começar treinar. Mas, por conta da pandemia, Ana não se sentiu preparada para realizar a prova.