Projeto prevê passe livre para gestantes no transporte público de Tupã
07/12/2022 Gestantes que fazem pré-natal na rede pública de saúde poderão ser beneficiadas com aprovação do PL
A Câmara Municipal de Tupã recebeu o projeto de Lei nº 85/2022 que prevê passe livre para as gestantes no transporte público da cidade.
O PL, de autoria do vereador Israel "Tutu , foi lido na sessão desta segunda-feira, dia 5, e encaminhado para análise das comissões competentes.
O autor do projeto justifica que é papel dos poderes Legislativo e Executivo criar políticas públicas que melhorem as condições da saúde pública no município.
"O presente Projeto de Lei tem por finalidade garantir que o direito e acesso à saúde pública durante o período de pré-natal sejam preservados às gestantes do município tendo em vista a importância de tal acompanhamento para o diagnóstico precoce de possíveis patologias fetais e maternas, possibilitando assim um desenvolvimento saudável com menos riscos para mãe e o bebê", justificou no documento.
Mas, o que diz o projeto?
De acordo com as informações, a concessão do passe livre no transporte público municipal será para as gestantes que realizam acompanhamento na rede pública de saúde e que sejam comprovadamente moradoras do município.
O PL também prevê que em casos de parto prematuro, em que o bebê permaneça em tratamento ou supervisão médica comprovadamente, o passe livre será mantido.
Além disso, o transporte será garantido por meio de um cartão de identificação, ou pela caderneta de gestantes, utilizado durante o pré-natal.
Quais os requisitos para o benefício?
- Estar gestante;
- Morar em Tupã;
- Comparecer a todas as consultas e exames agendados na rede pública de saúde
"O não comparecimento a 02 (duas) consultas/exames, seguidos ou não, implicará na perda do benefício de que trata esta Lei. As ausências às consultas/exames poderão ser formalmente justificadas junto à Secretaria Municipal de Saúde", detalha o documento.