Campanhas de prevenção aumentam atendimentos e conscientizam população
19/12/2022 Secretaria de Saúde registrou maior número de consultas nos dois últimos meses
O Novembro Azul e o Outubro Rosa - campanhas pela saúde integral de homens e mulheres - geraram um aumento no número de atendimentos realizados pelas equipes da Atenção Básica.
Por meio da campanha para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, foram realizadas 602 coletas de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), o dobro em comparação com os meses anteriores. Também foram realizados 501 atendimentos médicos; 524 atendimentos de enfermagem e 377 atendimentos odontológicos.
Segundo a coordenadora das Unidades de Saúde da Família, Mariana Parra, a estratégia da Atenção Primária na busca pela prevenção e promoção à saúde teve um saldo positivo.
"No Novembro Azul trabalhamos com a prevenção do câncer de próstata e também correlacionados ao risco cardiovascular, o aumento de doenças hipertensivas e o aumento de doenças cardiovasculares. Fizemos a pesagem, o IMC [Índice de Massa Corporal>, demos orientações e atualizamos a caderneta de vacina. Os dados mostram um aumento significativo nos atendimentos, buscando sempre a promoção da saúde dos pacientes", disse a coordenadora.
O aumento positivo no número de atendimentos também foi constatado no mês de outubro, dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, do colo do útero e do cuidado integral com a saúde da mulher. Com a campanha do Outubro Rosa, foram realizados 323 atendimentos médicos, 350 atendimentos odontológicos, 346 solicitações de mamografia e 552 coletas de exame Papanicolau.
Para o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, o aumento nos atendimentos referentes aos dois meses, destaca a importância das campanhas de prevenção em conscientizar a população.
"Essas iniciativas têm o objetivo de despertar para o seu público-alvo um sinal de alerta. No caso das mulheres sobre o câncer de mama, e dos homens sobre o câncer de próstata. Esses meses são importantes para você conscientizar a população que ela deve procurar a saúde. Por meio desses atendimentos médicos, diversos exames são realizados e contribuem para a promoção da saúde de nossa população", disse o secretário.
Durante os atendimentos houve avaliação da pressão arterial, peso e altura; cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC); atualização da carteira de vacinação; avaliação odontológica; solicitação de exames para detecção precoce do câncer de próstata; além da avaliação clínica do médico e exames de detecção precoce de doenças sexualmente transmissíveis.