Prefeitura realiza parceria com Programa Escola da Família
16/03/2017 A prefeitura se colocou à disposição do Programa Estadual na realização de ações e projetos que envolvam o Programa Escola da Família
Foi realizado na manhã de ontem, na sala de reuniões, um encontro entre autoridades do Programa Escola da Família e representantes municipais, para a realização de parcerias entre a Prefeitura da Estância Turística de Tupã e o Programa Escola da Família no município.
Segundo o vice-prefeito, Caio Aoqui, o encontro serviu para colocar à disposição do Programa Estadual a colaboração da Prefeitura na realização de ações e projetos que envolvam o Programa Escola da Família com a comunidade local, visando resgatar junto às famílias a valorização da educação no ambiente escolar e a realização de avaliação da escola com a participação da comunidade.
"O intuito final da parceria é engajar a população geral no processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que eles participem cada vez mais da vida escolar dos nossos jovens e também do ambiente escolar, frequentando os projetos desenvolvidos nas escolas nos fins de semana. A ideia é sensibilizar a população com ações que levem o ambiente escolar para dentro de casa", comentou.
De acordo com a coordenadora do Projeto Escola da Família, Rosana Zamana, a realização dessa parceria implica não só em melhorias significativas com o envolvimento da comunidade a escola, como também na melhoria da educação no município, possibilitando aos jovens do ensino superior se aproximar das escolas municipais e também as crianças a participarem de projetos sociais nas escolas.
"Estamos otimistas com essa parceria com a prefeitura, pretendemos com essa medida fortalecer as ações já realizadas na gestão escolar e também promover o encontro de alunos, bolsistas do Programa Escola da Família e a comunidade em projetos sociais e educacionais, ou seja, o objetivo é promover o fortalecimento do valor social da educação", ressalta.
Programa Escola da Família
O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação, visando proporcionar a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.
O Programa oferece às comunidades atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor.
Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, cada escola organiza as atividades dentro de 4 eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho. Os espaços escolares, que, antes ociosos aos finais de semana, passam a ser ocupados com atividades planejadas para a comunidade participante, promovendo o direito de conquistar e fortalecer a sua identidade.