Prefeitura de Tupã ainda não definiu realização do Tupã Folia 2023
13/01/2023 A prefeitura ainda avalia a possibilidade de realizar o evento, segundo o Jornal Diário de Tupã.
A última edição do "Tupã Folia" ocorreu em 2020. O evento foi cancelado nos dois últimos anos para conter o avanço da pandemia. Mas, em 2023, a situação pode ser diferente, o que anima os foliões.
Por se tratar de um evento que tradicionalmente conta com uma grande estrutura, normalmente realizado na Avenida Tamoios, o "Tupã Folia" precisa de tempo para ser organizado.
Em suas últimas edições, o evento contou com a instalação de tendas na Avenida Tamoios e teve apresentação de diversos grupos musicais em palcos que foram montados na avenida.
Em uma de suas maiores edições, o "Tupã Folia" chegou a receber cerca de 50 mil pessoas na Avenida Tamoios, trazendo shows de artistas de renome nacional. Ou seja, para se preparar um evento de grande porte, a comissão organizadora precisa ser nomeada com antecedência para definir os preparativos da festa.
Neste ano, o carnaval será comemorado no dia 21 de fevereiro. Mas as atrações, sejam elas promovidas pelo poder público, ou instituições particulares, devem ser iniciadas no dia 17, uma sexta-feira, se prolongando pelo final e início da semana.
Vale destacar que a Prefeitura de Tupã ainda não se pronunciou oficialmente sobre a realização do evento. O secretário Municipal de Gabinete e Turismo, César de Faria, disse que a Prefeitura de Tupã "está avaliando a possibilidade (de se realizar o evento) no momento". Blocos
O presidente da Ong Umont (União do Movimento Negro com Todos), André Prado, conhecido como "Blackrap", disse que, até o momento, o poder público não entrou em contato com a Ong que é responsável pelo bloco de carnaval "Abanaê", que já tem tradição em apresentações de rua.
"Ainda não sabemos se este ano vai ter (o Tupã Folia ). Não teve nenhuma publicação, nenhuma manifestação por parte da prefeitura para saber se vai realizar o carnaval", afirmou.
"Blackrap" explicou que, pelo fato do "Abanaê" ser um projeto da Ong, o bloco possui ações independentes. "Independentemente, se terá carnaval, ou não, por parte da prefeitura, pretendemos voltar os ensaios no mês de fevereiro, até porque temos agenda no Museu Índia Vanuíre , com apresentações de danças com nossos passistas", afirmou.
O presidente da Ong explicou que o bloco também possui um grupo de percussão que fará apresentações. "Estamos em busca de recursos para compra de novos instrumentos e fazer manutenção nos que já temos e, assim, voltar com os ensaios da nossa bateria", afirmou. "A previsão é de que no começo de fevereiro possamos iniciar nossos ensaios para começar a participar de eventos particulares e do Museu Folia , que acontece todo ano no Museu Índia Vanuíre ", completou.