A fisioterapia pélvica é uma especialidade da fisioterapia que tem ganhado cada vez mais notoriedade nos últimos tempos. A técnica é responsável por fortalecer o assoalho pélvico, evitando problemas causados pela perda de força naquela região.
Mas o que é a PÉLVIS? A fisioterapeuta Nayara Murinelli explica que essa é a região que sustenta os órgãos da área baixa do abdômen (bexiga, útero, intestino, etc.). Especialista em fisioterapia pélvica e doula, Nayara explica que exercícios específicos voltados para essa área evitam a perda de força no assoalho pélvico.
"O assoalho pélvico feminino é um conjunto de músculos e tecidos que, se fortalecidos, podem proporcionar muitos benefícios, como potencializar os orgasmos e até facilitar partos", explicou.
Para quem a fisioterapia pélvica é indicada?
A fisioterapia pélvica é muito importante para gestantes, porque pode preparar o corpo da mulher para o parto além de prevenir e diminuir desconfortos musculares (como cãibras), melhorar inchaços, e preparar a musculatura do assoalho pélvico durante a gestação.
Entretanto, Nayara Murinelli afirma que a técnica é uma grande aliada na saúde da mulher em qualquer momento da sua vida.
"Pode auxiliar desde a incontinência urinária até melhorar o prazer sexual", pontua.
A fisioterapia pélvica é indicada para:
- Incontinência urinária (perda involuntária de xixi quando tossir ou pegar peso)
- Dor durante a relação sexual
- Preparação para parto (tanto cesárea quanto parto normal)
- Melhora a vida sexual"
A importância do especialista
Você já conhecia essa especialidade? Se encontra em alguma dessas situações? Somente um especialista pode avaliar as necessidades de cada pessoa e, dependendo do problema, indicar os exercícios adequados.
Se você quer saber mais sobre o assunto e deseja agendar uma consulta, entre em contato com a Nayara! O telefone é (17) 99677-2622 e o consultório fica na Rua Cherentes, 495.
Acompanhe também o instagram: @nayarafisioterapiapelvica