Secretaria de Educação realiza projeto de conscientização sobre uso da água
23/03/2017 A realização do projeto aconteceu nesta quarta-feira, dia mundial da água
Dentre os projetos que estão planejados pela Secretaria da Educação, a EMEIEF "Professora Sônia Jerônimo" realizou nesta quarta-feira, o projeto "Água é vida" com os alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. Participaram também do projeto, a diretora Angélica Luchi Deróbio Marchetti, professores e funcionários da escola.
Segundo a coordenadora Sirleine dos Santos Lovato, o projeto foi realizado com o objetivo de conscientizar e orientar os alunos sobre a importância do uso adequado da água.
"Os alunos participaram de situações onde puderam refletir e perceber a necessidade da água em nosso cotidiano, além de pensar ações simples, que ajudam tanto no combate ao desperdício, como na utilização adequada da água", explicou.
Segundo Sirleine, os professores utilizaram estratégias pedagógicas que envolviam situações de comunicação oral, dentre elas, as rodas de conversas norteadas pelos conhecimentos prévios dos alunos, além da leitura de textos informativos e pesquisas realizadas com as famílias.
"O projeto contou também com atividades que refletem o ciclo da água e os seus estados físicos, por meio da execução de receitas com gelatina e experiências para representar a chuva. Foram promovidas ainda situações de leitura e escrita, apreciação e exploração de músicas e poesias com o tema", disse.
A coordenadora ressaltou também que na terça-feira, os alunos receberam na unidade escolar, o Agente de Saneamento da Sabesp, Ricardo Lima de Menezes e a estagiária de Engenharia Ambiental, Natália Luiza Marin, que realizaram uma palestra totalmente voltada aos alunos com faixa etária de 4 a 6 anos.
"Durante a palestra, os profissionais utilizaram linguagens simples e lúdica, que reforçou os assuntos abordados em sala de aula. Os alunos também assistiram a um vídeo de sensibilização e conscientização. Os profissionais concluíram a palestra com a distribuição de gibis com histórias que abordam a temática da água, o que animou ainda mais os alunos", disse.
A coordenadora finalizou ressaltando que um dos subsídios de trabalho dos professores é o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI). No documento referenciado, consta como é importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigadas por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los.
Alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental
Participaram a diretora Angélica Luchi Deróbio Marchetti, professores e funcionários da escola