Nesta sexta-feira, dia 16 de junho, as crianças da rede municipal de ensino de Tupã tiveram um almoço especial: feijoada. A qualidade da merenda escolar tem sido uma preocupação constante para a equipe da cozinha piloto, responsável pela preparação das refeições. A nutricionista Patrícia Simões, responsável pela Cozinha, contou sobre as iniciativas adotadas para promover uma alimentação saudável entre os alunos.
De acordo com Patrícia, desde janeiro de 2022, quando as aulas retornaram, a cozinha piloto adotou uma resolução para oferecer cardápios diversificados e nutricionalmente completos para as crianças.
"Não servimos açúcar para crianças até 3 anos de idade, nem alimentos ultraprocessados", afirmou a nutricionista. Nas creches, o leite é servido com cacau em pó e banana batida, uma combinação que tem sido bem aceita pelas crianças. "Oferecemos o bolo, mas não colocamos açúcar nele. Substituímos pelo uso de uva passa", explica Patrícia.
Cardápio do almoço das crianças nesta sexta-feira (16) foi feijoada
Foto: Arquivo Pessoal
A partir dos 4 anos de idade, a quantidade de açúcar é reduzida. Um item constante no cardápio é a salada, com o intuito de estimular o consumo de verduras. "Oferecemos uma variedade de saladas diariamente", destaca Patrícia. Para garantir uma alimentação balanceada, salsichas, linguiças e alimentos ultraprocessados não são servidos às crianças. Em vez disso, são oferecidos pratos como arroz, feijão, salada e carnes suínas, bovinas ou de frango, acompanhados de legumes.
Questionada sobre a reação das famílias em relação à merenda escolar, Patrícia afirma que há uma boa adesão por parte dos pais. No entanto, ela faz um pedido aos responsáveis: "Eles não precisam se preocupar em mandar lanches diariamente para as crianças durante o período na escola. Hoje, a alimentação escolar atende todas as necessidades dos alunos".
Ela explica que as crianças que estudam no período da manhã recebem café da manhã, como pão integral com manteiga, leite batido com frutas e vitamina de aveia. Em seguida, elas têm acesso à merenda escolar. Já as crianças que estudam no período da tarde também recebem a merenda. Nas escolas de tempo integral, os alunos têm acesso a café da manhã, almoço e lanche da tarde, que é variado e inclui salada de frutas, bolo confeccionado na cozinha piloto e pão integral com requeijão caseiro.
Cozinha Piloto de Tupã
Foto: Arquivo pessoal
Rio de Janeiro proíbe ultraprocessados
No último dia 13 de junho, a Câmara do Rio de Janeiro aprovou de forma unânime um projeto de lei para combater a obesidade infantil. O projeto proíbe a venda e a oferta de bebidas e alimentos ultraprocessados nas escolas públicas e privadas da cidade. O secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Valdir Berti, explicou que a decisão no Rio vai ao encontro de uma resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), apoiada pelo Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e determina que açúcar e ultraprocessados não devem fazer parte da alimentação escolar.
“A Cozinha Piloto de Tupã já segue essas orientações de nível nacional e principalmente essa resolução. Aqui temos também o programa Tupã 2030, projeto que vai exatamente nesta decisão de mapear as crianças com subnutrição e obesidade”, explicou.
Cozinha Piloto de Tupã
Foto: Arquivo pessoal
Colaborou com informações o programa Rotativa no Ar das Rádios Tupã e Nova Tupã FM