Saúde realiza hoje ações de orientação e prevenção nas escolas
23/03/2017 Atividade faz parte da semana nacional de mobilização social de combate ao Aedes aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação vai realizar hoje, uma ação de prevenção e orientação, que faz parte da semana nacional de mobilização social de combate ao Aedes aegypti.
Segundo a enfermeira de Endemias, Juliana Yuri, todas as escolas municipais de Tupã participarão das ações, entre elas, as escolas EMEF "Odinir Magnani", "João Geraldo Iori", "Mário Covas", "Nossa Senhora de Fátima", "Sônia Maria Gomes Jerônimo", "Altino Martinez", "Gino Bolognesi", "Professor José Maris", "Professor Thiago Leandro" e "Enedina Botteon".
Além disso, as escolas estaduais que possuem classes municipais também vão participar dessa ação. Entre elas estão Escola Estadual Professora "Helena Pavanelli Porto", "Esther Veris Cerpe", "Professor Anísio Carneiro", "Sebastião Teixeira Pinto" e "Maestro Nelson de Castro".
De acordo com a enfermeira, durante a ação, as crianças irão identificar possíveis criadouros dentro das escolas e eliminá-los. Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde irão auxiliar os alunos nas ações.
"O principal intuito de tal atividade é que as crianças tornem se agentes de combate ao mosquito dentro de sua residência auxiliando os pais nas ações de eliminação e combate ao criadouro do mosquito Aedes aegypti. Juliana informou ainda e que essa ação foi denominada a "Hora do Combate" onde essas escolas envolvidas terão suas aulas interrompidas para que os agentes realizem essa ação juntamente com os alunos.
"Sabemos que a melhor forma de ensinar é através de diversão, brincadeiras e muita alegria, por isso, nossa equipe vai mostrar, de forma lúdica, a importância das crianças procurarem criadouros e eliminá-los, evitando a proliferação do mosquito", disse.
Mais ações
Juliana ressaltou que as ações são realizadas em parceria com diversas Secretarias e também com instituições de Tupã. Ela explicou que a Secretaria de Saúde tem parceria com líderes religiosos.
"Além da parceria das Secretarias, nós contamos ainda com a parceria de líderes religiosos, onde são passadas informações sobre o combate ao mosquito e também sobre a situação do município em relação às doenças transmitidas pelo mosquito. É importante que a toda a população tenha consciência", disse.
A enfermeira ressaltou que outra ação importante foi realizada no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), onde foi realizada uma ação de orientação aos pacientes e funcionários.
"Estamos realizando também ações de orientações e conscientização em todas as unidades de saúde com pacientes que aguardam por atendimentos. Estamos divulgando para o máximo de pessoas possível as ações de combate ao mosquito. Vale ressaltar que independente dessas ações da Semana Nacional de Combate ao mosquito, as equipes da Secretaria continuam realizando ações de bloqueio e busca de criadouros em imóveis", disse.
O secretário municipal de Educação, Mauro Guerra ressaltou o quanto é importante essa parceria para que as crianças multipliquem as informações que receberão durante as ações.
"Nós vamos realizar um importante trabalho com as crianças, pois sabemos o quanto elas aprendem rápido e principalmente o quanto elas multiplicam as informações que recebem. Nosso objetivo é que os alunos ensinem os pais, vizinhos e toda a família a também ter cuidado com água parada, vasos de plantas, pneus com água, para evitar criadouros. Temos que conscientizar o maior número de pessoas possível para evitar uma série de doenças", finalizou.
Semana nacional de mobilização social de combate ao Aedes aegypti
Semana nacional de mobilização social de combate ao Aedes aegypti