O deputado estadual Carlos Cezar agendou reunião entre o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira e representantes de Tupã, que levaram na “bagagem” uma extensa pauta de reivindicações para o setor agrícola.
O encontro realizado na quinta-feira, dia 29, reuniu Junqueira, o secretário executivo Marcos Renato Böttcher, o deputado e a comitiva do município, composta pelo secretário municipal de Agricultura, Anderson Luiz Pereira da Silva, o vereador pastor Eliézer de Carvalho e o superintendente regional de Tupã, Valter Souza.
Um dos assuntos debatidos tem relação com a produção de amendoim, que torna o município uma referência nacional. O pleito é para isentar a casca do amendoim vendido para a queima e geração de energia.
O produto é tributado em 18% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), diferente do que acontece com a casca de arroz e do cavaco de madeira comercializados para a mesma finalidade e sem ser tributado.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura do Estado, o secretário Antonio Junqueira encaminhará o pedido ao secretário da Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita para isenção do imposto.
A pasta destacou que Tupã, com cerca de 65 mil habitantes, é uma região agrícola e muito forte na produção e exportação de amendoim, além de outros produtos como a mandioca, abacate, ovos e seringueira.
Junqueira ressaltou a linha de financiamento do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) que pode contribuir ainda mais o setor granjeiro local. O secretário pontuou ainda sobre a importância da regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). "O imóvel com a certificação poderá ter o produto mais valorizado, principalmente para o mercado externo", frisou o secretário.
O secretário municipal de Agricultura, Anderson Luiz, durante reunião
“O pastor Eliézer contatou o deputado Carlos Cezar e este acertou a audiência com o secretário Antonio Junqueira, que nos garantiu considerar todas as demandas atendidas”, disse o secretário de Agricultura, Anderson Luiz.
Outras reivindicações
Anderson Luiz pontuou outras demandas que o município deve considerar atendidas pelo governo estadual são as reivindicações para ampliar a Patrulha Rural. “Solicitamos duas máquinas Patrol – motoniveladoras para manutenção de estradas rurais, duas camionetes do Agro Mais Seguro, dois caminhões pipas, além de implementos. Também pedimos um investimento de R$ 500 mil para atender outras demandas do setor”, garantiu.
Tupã busca isenção de imposto sobre casca de amendoim para geração de energia
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.