unidade de hidratação


Ciclista tupãense conclui Caminho da Fé em dois dias, superando
desafios e limites pessoais/Foto: Arquivo pessoal


No último fim de semana, o ciclista tupãense Elique Sândalo, de 45 anos, realizou uma impressionante jornada ao cruzar o famoso Caminho da Fé em apenas dois dias. O percurso normalmente demanda de 4 a 6 dias para ser concluído, mas Elique superou seus limites pessoais e completou a jornada em tempo recorde.

Motivado por um problema cardíaco que o fez parar de praticar atividades físicas, Elique decidiu que, se conseguisse resolver sua condição de saúde, faria o Caminho da Fé em um tempo surpreendente. Com determinação e fé, ele iniciou sua jornada em Água das Pratas, Minas Gerais, com destino a Aparecida do Norte, percorrendo um trajeto de mais de 300 km, composto por estradas de terra e colinas desafiadoras, totalizando 8 mil metros de altimetria.


Trajeto foi composto por estradas de terra e colinas desafiadoras
Foto: Arquivo Pessoal

A conquista de Elique foi ainda mais notável considerando a exigência física do percurso. "Só quem pedala sabe que 8 mil metros é muita coisa. Fizemos 8 mil metros por dia. É um caminho difícil, pesado, com subidas íngremes. Só quem esteve lá e viveu consegue ter noção", compartilhou o ciclista. Ele e seu companheiro de viagem, o experiente ciclista Pardini, partiram às 6h30 no primeiro dia e conseguiram chegar à cidade de Estiva às 19h30. No segundo dia, enfrentaram novos desafios, partindo novamente pela manhã e alcançando Aparecida do Norte às 21h30.

Entre os obstáculos mais significativos, Elique destacou a subida da Serra da Luminosa, classificada como uma das dez maiores serras para se pedalar no Brasil. Com uma extensão de 8 km, a subida representou uma verdadeira prova de resistência. "Subida que eu digo é: não conseguir colocar o pé. Se parar de pedalar, a bicicleta empina para trás", descreveu o ciclista.


Dor, cansaço e frio foram os obstáculos enfrentados por Elique
durante a jornada/Foto: Arquivo Pessoal

Apesar das dores nas costas, nas pernas, do cansaço e do frio, Elique nunca pensou em desistir. Em momentos de extrema dificuldade, ele se apoiava na fé, nas orações e na imagem de sua família, que mantinha presa ao cano da bicicleta. "Não pensei em desistir, mas momentos difíceis de muita fé, muito choro e muita oração, claro. Quando o bicho pegava mesmo, eu olhava para a foto da minha família colocada no cano da bicicleta e recuperava as forças", compartilhou emocionado.


Foto da família deu forças ao ciclista em momentos de dificuldade
Foto: Arquivo pessoal

Elique também relatou um momento marcante durante a jornada. Quando estava enfrentando uma dificuldade extrema, seu companheiro de viagem pediu para que ele olhasse para a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que estava à frente deles. Esse momento de conexão espiritual trouxe uma força avassaladora ao ciclista, reforçando sua fé e determinação.

Além de Pardini, Elique foi acompanhado por Raphael Mangile, que desempenhou um papel essencial ao fornecer apoio logístico e suporte durante a jornada. Juntos, eles enfrentos desafios e superaram os obstáculos ao longo do Caminho da Fé, fortalecendo ainda mais o espírito de equipe e camaradagem.

 
Além de Pardini, Elique foi acompanhado por Raphael Mangile, que
desempenhou um papel essencial ao fornecer .apoio logístico
e suporte durante a jornada/Foto: Arquivo Pessoal

 

Caminho de Fé

 

O Caminho da Fé foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela na Espanha, que possui mais de mil km de extensão. Ele foi idealizado com o objetivo de apoiar as pessoas que já faziam peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida Geralmente, as pessoas fazem o percurso em busca de momentos de reflexão e fé, além de integração com a natureza. 

O Caminho da Fé é um roteiro que possui mais de 2000 km e fica localizado entre os municípios de Águas da Prata e Aparecida do Norte. Mas muitas outras cidades participam da rota do Caminho da Fé. Existem diversas formas de passar pelo Caminho da Fé, como por exemplo a pé, de bicicleta ou de moto. 

Em São Paulo, algumas cidades do Caminho da Fé são: Aguaí, Águas da Prata, Aparecida, Boa Esperança do Sul, Borborema, Campos do Jordão, Dumont, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Guaratinguetá, Ibitinga, Leme, Nova Europa, Novo Horizonte, Patrocínio Paulista, Pindamonhangaba, Ribeirão Bonito, Ribeirão Preto, São Carlos, São João da Boa Vista, e São José do Rio Preto. Já em Minas Gerais algumas das cidades da rota são: Andradas, Arceburgo, Borda da Mata, Botelhos, Caldas, Campestre, Consolação, Estiva, Guaxupé, Inconfidentes, Monte Santo de Minas, Monte Sião, Ouro Fino e Paraisópolis.

Santa catarina

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram