A segunda-feira (10) começa com tempo limpo e temperaturas em gradativa elevação em Tupã. De acordo com o IPMet - Centro de Meteorologia de Bauru, a temperatura máxima deve ficar em 31ºC.
O motivo é que a frente fria que estava presente no estado de São Paulo afastou-se, resultando em uma melhora nas condições climáticas. O tempo volta a ficar estável, com céu parcialmente nublado e sem chuva em grande parte do estado.
Entre terça-feira e quarta-feira, a frente fria desloca-se em direção ao oceano, levando a uma estabilização do tempo em todo o estado de São Paulo. Pouca nebulosidade e ausência de chuva são esperadas. As temperaturas continuarão subindo nesses dias.
Na quinta-feira o tempo começa a mudar. O dia começará com variação de nebulosidade e sem chuva em São Paulo, mas um sistema de baixa pressão, associado a uma frente fria, avançará pelo litoral paulista, aumentando a nebulosidade e causando chuvas isoladas, principalmente nas regiões oeste, sul e leste do estado, a partir da tarde de quinta-feira. Fortes ventos são previstos ao longo da faixa litorânea.
Frente fria derruba temperaturas em Tupã a partir de quinta-feira (13)/Fonte: IPMET
Na sexta-feira, a frente fria desloca-se rapidamente para o oceano devido à entrada de um sistema de alta pressão pós-frontal.
Esse sistema trará consigo uma forte massa de ar frio, resultando em pouca nebulosidade e acentuado declínio nas temperaturas em todo o estado de São Paulo.
Umidade do ar
É importante ressaltar que nestes dias, a umidade relativa do ar estará em níveis abaixo do ideal para a saúde humana.
O índice de umidade relativa ideal para todos é entre 50% e 60%. Acima ou abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde e aos bens materiais.
Entre as várias recomendações para fases de queda da URA, a principal é aumentar a hidratação corporal, ingerindo água à vontade. Idosos e crianças devem receber atenção especial para não desidratar.
Também é preciso continuar observando as recomendações do Estado de Atenção e ampliar os cuidados, com estas medidas:
• suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
• evitar aglomerações em ambientes fechados;
• usar soro fisiológico para olhos e narinas.
As recomendações do Estado de Atenção, quando a umidade está entre 20% e 30%, e que devem ser mantidas, são:
• umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; molhar jardins etc;
• sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas;
• aumentar o consumo de água.