CAMPANHA COLETA DE LIXO ORGÂNICO

Ladrões arrombaram na madrugada de sábado (15), as portas do prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da prefeitura e furtaram boa parte dos equipamentos e materiais adquiridos recentemente. O caso está sendo investigado pela DIG - Delegacia de Investigações Gerais.

O prejuízo é de cerca de R$ 30 mil. O CCZ havia sido totalmente equipado com materiais de trabalho administrativo, de campo e para cirurgias de animais domésticos, no final de março. A finalidade era aprimorar o combate às doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas.

O investimento havia sido de R$ 75 mil, através de recurso viabilizado pelo vereador Eliezer de Carvalho. O crime aconteceu dois dias depois de o poder público alertar sobre diversas ocorrências de depredação de praças, parques e de furtos de fiação e de objetos em sepulturas.

O crime

Os ladrões que agiram contra as instalações do Centro de Zoonoses pareciam conhecer o local. Eles preferiram saltar o portão. É certo que algum veículo ficou do lado de fora para transportar todo o produto de furto.

A porta principal do Centro foi danificada, por onde os meliantes ganharam o interior do prédio, arrombaram portas internas e promoveram o furto justo de equipamentos recém adquiridos e de grande valor de trabalho, como: 2 máquinas de lavar tipo Vap industrial, centrífuga utilizada na realização dos exames de leishmaniose, com resultado seguro e rápido; etiquetadora; 4 caixas térmicas de 12 litros cada uma, utilizadas para manter vacinas antirrábica em temperatura adequada em pontos de imunização; 1 bebedouro de água; 1 televisor de 43 polegadas; 2 botijões de gás de 13 kg cada; e 1 garrafa de café.

Em seguida, os indivíduos abriram o portão que dá acesso ao prédio usado para procedimento cirúrgico e recuperação de animais, arrombaram a porta e furtaram uma balança industrial, com capacidade para pesar animais de até 500 quilos. Alguns sacos de ração animal também foram levados.

Como o portão principal de entrada no terreno onde estão instalados os prédios não foi aberto, os sujeitos passaram o produto de furto por sobre a cerca. A constatação está no fato de um dos sacos de ração ter sido rasgado ao enroscar no arame e derrubar o produto junto à cerca.

Os arrombamentos e o furto foram constatados por volta das 7h da manhã de sábado, quando um funcionário foi ao local para buscar uma ferramenta de trabalho.

 A investigação

“Para iniciar a investigação, a Secretaria de Saúde, através do Setor de Zoonoses, registrou boletim de ocorrência e vai informar à Polícia Judiciária os pontos de câmeras de monitoramento que podem ser solicitados para ajudar a desvendar os crimes contra o patrimônio”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

Os prédios do Centro de Zoonoses não possuíam sistema de monitoramento, mas estão próximos do Aterro Sanitário e da Cooperativa de Coleta Seletiva de Lixo e para acessá-los o tráfego é feito pela estrada Radialista Geraldo Adelino Quiqueto, “Compadre Geraldão” – antiga Estrada São Gonçalo. Em boa parte do percurso existem várias câmeras que podem ter registrado movimentação suspeita dos indivíduos.

É importante lembrar que a subtração – o furto qualificado como este no Centro de Zoonoses, nos túmulos e de fiação de espaços públicos, como praças e de parques a pena é de prisão em caso de flagrante delito e ou em eventual condenação.

Os receptadores de produtos oriundos desses crimes também são responsabilizados. No caso de depredação a responsabilização é criminal e civil e a pena é de detenção e multa. A depredação do patrimônio público e o furto são atos que não causam prejuízos somente ao Município, mas a toda a sociedade. 

Esforço

Após o arrombamento e os furtos registrados no Centro de Zoonoses, a prefeitura vai fazer um esforço para não prejudicar o atendimento à população. “Até a prefeitura refazer a compra de novos equipamentos e ou até a recuperação dos objetos furtados, a castração de animais machos que era feita no local, deverá ser realizada em clínicas particulares, com as quais, o prefeito fez parceria para ampliar o atendimento de animais”, garantiu o secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi.

O prefeito Caio Aoqui lembrou que ao assumir a prefeitura, em 2019, o Centro de Zoonoses mantinha apenas 4 funcionários e agora são 17. “O trabalho de castração de cães e gatos que também fazemos de forma terceirizada foi ampliado. Quando assumi a administração eram 300 castrações, saltou para 600, em 2022 foi para 900 e neste ano, pretendemos chegar a 1.200 castrações de fêmeas”, lembrou o chefe do Executivo.

Importância

O CCZ de Tupã é responsável pela realização do censitário canino, com coleta de sangue dos animais em regiões da cidade para diagnóstico de leishmaniose, coordena os serviços de castração de cães e gatos (machos e fêmeas), mantém rotina de vacinação antirrábica, atua na orientação à população e no combate aos escorpiões, vistorias locais com notificações de acidentes provocados por animal peçonhento, desenvolve trabalhos educativos em creches e escolas do município e oferece capacitações aos funcionários dos demais setores sobre escorpionismo. 

Santa catarina

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram