CAMPANHA COLETA DE LIXO ORGÂNICO

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura, em atendimento ao Decreto nº 10.010/23, realizada audiência pública para tratar sobre o Plano Diretor de Macrodrenagem. O encontro será realizado no dia 30 de agosto na Câmara Municipal e será aberto para toda a população.

Segundo informações da Secretaria o Plano Diretor de Macrodrenagem é uma ferramenta fundamental para a gestão eficiente e sustentável do sistema de drenagem de uma cidade.

Ao estabelecer diretrizes claras para o Poder Público e a iniciativa privada, esse plano buscará orientar a elaboração de projetos, a execução de obras de drenagem e a implementação de ações preventivas e corretivas.

O titular da Pasta, Valentim César Bigeschi, ressaltou que a reunião é para o conhecimento de todos, visto que o Plano busca desempenhar um papel crucial na proteção da população e das atividades econômicas contra os efeitos adversos das inundações.

“A audiência tem o objetivo de unir todos para discutir a importância do Plano Diretor e esperamos contar com a presença da população. Lembrando que a discussão norteará os trabalhos de planejamento do crescimento e desenvolvimento de nossa cidade”, comentou.

O prefeito Caio Aoqui reforçou o convite para a população. “Contamos com a presença de cada um, pois o assunto é de interesse de todos e nós, como poder público, precisamos ouvir a maioria”, convidou.

Principais pontos a serem tratados

Prevenção de inundações e proteção da população:

O Plano Diretor de Macrodrenagem de Tupã tem como objetivo principal a proteção da população contra os riscos associados às inundações. Ao estabelecer diretrizes para o controle e a gestão dos recursos hídricos, o plano buscará reduzir os impactos negativos das chuvas intensas e garantir a segurança das pessoas que residem nas áreas de maior vulnerabilidade.

Preservação das atividades econômicas:

Além de proteger a população, o Plano Diretor de Macrodrenagem também visa salvaguardar as atividades econômicas sediadas no município. As inundações podem ter efeitos devastadores para os negócios locais, resultando em perdas financeiras significativas e na interrupção das operações. Por meio do planejamento adequado, o plano poderá minimizar os danos causados por inundações e garantir a continuidade das atividades produtivas.

Orientação para o Poder Público e a iniciativa privada:

O Plano Diretor de Macrodrenagem estabelecerá diretrizes claras para o Poder Público e a iniciativa privada no que diz respeito à elaboração de projetos e execução de obras de drenagem. Ele fornecerá orientações técnicas e regulamentares que devem ser seguidas, garantindo que todas as intervenções sejam realizadas de maneira adequada e eficiente. Essa abordagem colaborativa entre os setores público e privado contribui para uma gestão mais integrada e coerente do sistema de drenagem.

Ações preventivas e corretivas:

O plano vai além da simples resposta às inundações e buscará abordar tanto as causas quanto os efeitos desses eventos. Ele promoverá a implementação de ações preventivas, como a conservação e a recuperação de áreas de preservação permanente, o controle de ocupação de áreas de risco e a conscientização da população sobre medidas de prevenção. Além disso, o plano também poderá contemplar ações corretivas, como diretrizes para a ampliação de redes de drenagem existentes e a construção de novas estruturas para mitigar os impactos das inundações.

Deste modo, o Plano Diretor de Macrodrenagem da Estância Turística de Tupã desempenhará um papel crucial na proteção da população e das atividades econômicas contra os efeitos das inundações. Ao estabelecer diretrizes para o Poder Público e a iniciativa privada, o plano orientará a elaboração de projetos, a execução de obras de drenagem e a implementação de ações preventivas e corretivas. Com uma abordagem integrada e sustentável, Tupã estará se preparando para lidar de forma eficiente com os desafios relacionados à drenagem, buscando, de modo contínuo, promover o bem-estar da comunidade e garantir o desenvolvimento econômico local.

cabonnet

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram