cabonnet

A Prefeitura de Tupã entregou para as unidades da rede municipal de educação cerca de 30 mil livros literários, incluindo obras com atividades lúdicas para incentivar o comportamento leitor e promover o prazer da leitura desde a primeira infância.

O acervo da Educação Infantil possui títulos variados. Segundo a chefe de setor de Setor de CMEIs, Andreia Benício Doretto, o material foi selecionado por uma equipe técnica, a fim de melhor atender a necessidade de utilização da faixa etária específica das creches-escola.

 “É uma literatura mais prática. A criança pode pegar, sentir, então todos os sentidos (visão, tato, olfato, audição, paladar) são trabalhados. Chamamos de ‘livros-brinquedo’, porque são interativos, alguns chegam até mesmo a ser feitos de tecido. Mas, trabalhamos também a literatura tradicional, sempre de boa qualidade, para o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos”, comentou.

Este contato dos pequenos com as histórias, ocorre por meio da leitura em voz alta ou cantada, pois as turmas ainda não estão em processo de alfabetização. A contação explora a escuta, a fala, o pensamento e a imaginação. Por isso, as escolas investem na criação de ambientes acolhedores, com salas de leitura mobiliadas com estantes atrativas, almofadas, tapetes, poltronas e iluminação adequadas para gerar momentos significativos para o processo formativo.

Conforme a chefe de setor de Setor Pedagógico das CMEI, Rosana Lovato, as escolas constroem junto aos alunos do Infantil ao Fundamental, espaços focados no contato deles com os livros, como parte da rotina didática. 

“Todas as salas dedicam tempo à leitura, permitindo que os alunos desenvolvam o comportamento de ver, folear, ler os textos e imagens. Os estudantes do 1º ao 5º ano ainda são apresentados aos autores, ilustradores e interpretam o conteúdo narrado”, explica.

 Em consonância com a proposta educacional do sistema de ensino, maletas musicais, com fantoches e instrumentos de percussão; jogos pedagógicos; e itens esportivos, foram adquiridos para implantar as atividades previstas na teoria curricular, fortalecendo tanto o ensino regular, quanto a modalidade de tempo integral.

O secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, informa ter sido um investimento de quase R$ 2 milhões, que pode ser conhecido pelos pais e responsáveis, buscando aproximar escola e família. “Precisamos estimular a interação da comunidade com a instituição de ensino, é fundamental acompanhar de perto as atividades das crianças, desde suas brincadeiras pedagógicas, leituras e relacionamentos. Acreditamos que Tupã está construindo uma sociedade melhor por meio de uma educação de qualidade, em contraposição ao cenário da violência”.

cabonnet

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram