O município de Tupã teve um membro do Poder Legislativo em missão internacional. Com o objetivo de gerar emprego e renda para a população local, o vereador Eduardo Edamitsu, o Du Shigueru, participou neste mês de julho da 14th Peanut Industry Development Conference and Peanut Trade Expo 2023, na China.
Além da feira de negócios que aprimora o mercado global do amendoim e apresenta novidades, o vereador visitou empresas e centros logísticos, participou de outros eventos e reuniões com lideranças chinesas.
A agenda teve reconhecimento formal do município de Tupã, mediante a emissão de um ofício pelo prefeito Caio Aoqui. Assim, o vereador foi recebido como representante oficial em todas as reuniões e visitas que realizou.
O vereador esteve em quatro cidades, localizadas em três províncias, incluindo a capital Pequim e algumas das regiões portuárias de maior fluxo comercial do planeta. A intenção é criar oportunidades para a região de Tupã, a partir do Acordo Bilateral firmado entre o Brasil e China em abril deste ano.
“Os dois países assinaram parceria para a facilitação do comércio, redução de burocracia para as empresas e protocolos que podem render muitos negócios. Por isso, é muito importante entendermos a demanda deles, para aumentar as exportações da nossa região”, disse Shigueru.
Ele fez uma apresentação durante a Conferência Internacional (14th Peanut Industry Development) na cidade de Qingdao – uma metrópole com quase 10 milhões de habitantes –, na província de Shandong.
“O nosso trabalho para atrair negócios para Tupã, facilitar as exportações e gerar mais empregos começou ainda no primeiro mandato. Esse momento [convite para a visita] foi consequência de uma jornada longa. Já avançamos bastante. Inclusive já tem empresa enviando containers de amendoim para a China”, explicou.
As exportações diretas de Tupã para o gigante asiático são resultado da busca de novos mercados, em um trabalho realizado pela cadeia produtiva – com apoio da APL do Amendoim de Tupã – após período de temor pela guerra da Ucrânia.
CENTROS LOGÍSTICOS
Na sequência da agenda oficial, Shigueru esteve também em Linyi – também em Shandong, onde representantes do governo local sinalizaram a intenção de declarar Tupã cidade irmã.
Na oportunidade, Shigueru visitou a Zona Franca que realiza comércio global de milhares de produtos. “Existem ali empresas interessadas em criar polos atacadistas em outros países. Mostramos o potencial da nossa região, especialmente de Tupã”, disse o vereador.
O tupãense avaliou como “extremamente positiva” a missão de 13 dias. Ele destacou ainda que não foram gastos recursos públicos com a viagem, que poderá resultar em bons frutos pelos próximos meses e anos.
“A nossa cidade tem um potencial muito grande em relação ao amendoim, mas não é apenas isso. Os chineses estão muito interessados em expandir negócios em relação a soja, milho e cana-de-açúcar“, revelou.
Conforme Shigueru, as lideranças regionais têm responsabilidade na atração de investimentos. “Penso que o Brasil está no caminho certo, com o trabalho feito pelo Ministério de Relações Exteriores, mas se cada região também fizer a sua parte, teremos uma melhora ainda maior na nossa economia”, disse o tupãense.