ZOOM APP

Com o prédio ampliado em 40% e amplamente reformado, a Cozinha Piloto agora denominada “Maria Luiza Grassio dos Santos” vai funcionar com 100% de sua capacidade de produção e preparo de toda a merenda – de cerca de 10 mil refeições diariamente para suprir o atendimento das escolas municipais, escolas de período integral, núcleo de tempo integral e creches.

A entrega oficial da Cozinha Piloto coincidiu com o retorno às aulas de 4.700 alunos da Rede Municipal de Ensino, incluindo as creches, pré I e do pré II e do ensino fundamental.

A cozinha instalada na Rua Nhambiquaras, 1.505 – Jardim Nossa Senhora de Fátima, anexa à área do Almoxarifado Municipal, possuía 650 metros quadrados e foi ampliada em mais 270 metros quadrados. Desde a sua reinauguração neste local, em 12 de março de 2010, não recebia qualquer melhoria.

Agora, as instalações permitirão um trabalho mais adequado aos 30 funcionários, sendo dois na área administrativa, uma nutricionista, três motoristas, três ajudantes de motorista, dois padeiros, um auxiliar de atividades gerais na limpeza interna, um na limpeza externa, dois no pré-preparo de verduras e legumes e 15 na produção das refeições.

A nutricionista responsável pela Cozinha Piloto, Patrícia Simões destaca os serviços prestados: “São dois tipos de serviços, o centralizado que é o preparo das refeições na própria Cozinha Piloto e distribuídas para as unidades escolares e núcleo de tempo integral. Já o serviço descentralizado foca nas creches e escolas dos distritos de Parnaso e Universo dos quais recebem os cardápios e os alimentos da Cozinha Piloto e produzem suas próprias refeições de acordo com cardápio e faixa etária”, disse.

As refeições têm como objetivo atender as necessidades nutricionais dos alunos durante a permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, assim como a formação de hábitos saudáveis.

Anualmente os funcionários da Cozinha Piloto recebem treinamento para um maior cuidado, desde o recebimento dos alimentos, armazenamento, preparo e a distribuição.

Prevenção

Todas as escolas mantêm parte da merenda servida em embalagens plásticas específicas por 72 horas, para que em caso de eventuais intoxicações alimentares nos alunos, possam ser periciados e as causas desvendadas com precisão.

Investimento

Com recursos da Educação, a prefeitura investiu R$ 950 mil para melhorar as condições de trabalho das equipes para atenderem melhor a demanda de alunos da Rede Municipal de Ensino. Foram executados serviços de prevenção e combate a incêndio, instalação de vidros e pinturas.

O secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi acrescentou que o projeto constou na ampliação do espaço, como a padaria, a área de higienização, o depósito de materiais secos e o acesso para carga e descarga, adequações das câmaras frias e a reforma de todo o prédio existente.

O investimento não se restringe à educação somente, passa pela qualidade nutricionais da merenda dos estudantes, saúde, bem-estar e na geração de mais emprego e renda no campo, através da agricultura familiar.

Agricultura Familiar

Os hortifruti utilizados na alimentação escolar saem das pequenas propriedades rurais do município, através da Agricultura Familiar.  A aquisição destes alimentos é através de chamada pública e comprados da Associação dos Bananicultores de Tupã (ABT). São investidos em torno de 66% da verba do Programa de Alimentação Escolar. Os alimentos chegam a Cozinha Piloto sadios e frescos.

Ação política

O Secretário Municipal de Educação, professor Valdir Berti, ressalta a importância da obra e como as equipes da Cozinha se beneficiarão das novas ampliações no local.

“Desde que a Cozinha Piloto foi transferida para esse prédio, há mais de 12 anos, nunca passou por nenhuma obra de reforma ou ampliação. E dentro desse espaço de tempo é inegável que a Rede Municipal de Ensino aumentou muito a demanda de alunos atendidos, e era preciso atualizar e adequar a Cozinha Piloto para a realidade atual. Com essa obra finalizada as equipes terão uma estrutura mais adequada para realizarem os serviços diários”, contou.

O chefe do Executivo tupãense Caio Aoqui lembrou que sempre priorizou a educação como a única forma de a criança e ou o cidadão ter mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. “Eu aprendi em casa, com meus pais, com minha irmã que é professora e como aluno. Com 11 anos de idade eu já fazia parte do Conselho de Alimentação Escolar, fiscalizava e, hoje, como prefeito, tenho a oportunidade de priorizar a alimentação de nossas crianças, de nossos alunos. Alunos alimentados com qualidade têm condições de aprender melhor”, finalizou o prefeito.

A homenageada

A homenageada Maria Luiza Grassio dos Santos foi auxiliar de atividades gerais (ATG), lotada na Secretaria Municipal de Educação, em 25 de abril de 1989. Atuou na Creche Municipal de Ensino Infantil (CMEI), Professor José Mário de Paula Ribeiro, à Rua Ernesto Coquemala, 1.005, Jardim Itaipu. Nascida em 15 de setembro de 1951, faleceu em 11 de abril de 2021, aos 69 anos, após relevantes serviços prestados à coletividade e em especial ao bem-estar escolar.

Durante seus mais de 30 anos de atividade a serviço da educação, atuou ainda na Escola Estadual “Índia Vanuíre”, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e pela Escola Profissionalizante. Deixou o marido José Benedito dos Santos, o casal de filhos, Karina Aparecida dos Santos e André Luiz dos Santos, sete netos e quatro bisnetos.

Viviani Isabeli Grassio Gasparelli Moretti, sobrinha da homenageada, falou em nome da família, agradeceu à administração pela lembrança e recordou o comprometimento de sua tia com o trabalho que exerceu ao longo de mais de três décadas.

ZOOM APP

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram