HUM TUPÃ

O prefeito de Queiroz, Rodrigo Silva, decretou estado de alerta zoossanitário em todo território do município de Queiroz, por 90 dias, como forma de prevenção à gripe aviária (H5N1).

Queiroz é um município reconhecido como um dos maiores produtores de ovos do país, com cerca de 3.000.000 (três milhões) de aves, distribuídas em aproximadamente 97 propriedades rurais.

O estado de alerta visa reforçar as medidas de prevenção contra a ocorrência da influenza aviária H5N1 e demonstra o comprometimento do poder público municipal em colaboração com outras entidades para combater a disseminação da doença.

O Estado de Alerta Zoossanitário exige a implementação de medidas de monitoramento e ações preventivas que estejam em conformidade com os protocolos sanitários estabelecidos nos atos normativos federais e estaduais.

Entre esses protocolos, destacam-se as Portarias MAPA nº 572, de 29 de março de 2023, e nº 578, de 22 de maio de 2023, que definem as diretrizes para o controle e prevenção da influenza aviária. Confira clicando aqui.

As autoridades municipais ressaltam que a cooperação de todos os envolvidos é crucial para garantir o sucesso dessas medidas preventivas. A indústria avícola, os criadores de aves de subsistência e a população em geral devem aderir às orientações sanitárias para mitigar os riscos associados à disseminação da doença. 

unidade de hidratação

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram