cabonnet


A onda de calor que se espalha nesta semana pelo Brasil está fazendo com que muitos Estados registrem temperaturas excepcionalmente altas - acima dos 40ºC em algumas localidades - para os padrões do mês de agosto, podendo registrar, inclusive, recordes em pleno inverno.

Conforme a Climatempo, essa situação climática é decorrente de uma grande massa de ar seco e quente que ganhou força sobre o País no decorrer desta semana, atuando sobre praticamente todas as regiões. Estima-se que as altas temperaturas permaneçam até sábado, 26, quando está prevista uma nova frente fria.

“Embora seja um mês de inverno no Hemisfério Sul, o calor intenso é uma condição comum em agosto nos Estados do Centro-Oeste, interior do Nordeste e centro-sul da região Norte, em locais como Tocantins, Rondônia, Acre e o centro-sul e leste do Pará”, acrescenta a Climatempo.

Neste período, também é possível observar ao longo de agosto um aumento do calor no interior de Minas Gerais e de São Paulo. “Somente em algumas situações especiais, há incursões de ar quente até sobre os Estados da região Sul, provocando extremos de calor, em relação ao padrão normal de temperaturas para este mês”, afirma a empresa brasileira de meteorologia.

Tupã

Em Tupã, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) as temperaturas máximas devem atingir os 35ºC nesta quinta-feira (24) e aos 36ºC na sexta-feira (25). A frente fria deve chegar no sábado (26) derrubando as temperaturas que, no domingo, não devem passar de 24ºC, segundo a previsão. 

As 6 maiores temperaturas em São Paulo em 23/8/23, pela medição do Inmet

Bertioga: 38,4°C 
Valparaiso: 37,7°C
José Bonifácio: 37,4°C 
Dracena e Lins: 37,3°C  
Rancharia: 37,2°C
Iguape: 37,1°C

Frente fria chega ao litoral de SP nesta quinta

Uma frente fria avança pelo litoral paulista nesta quinta-feira e algumas pancadas de chuva poderão ocorrer à tarde ou à noite na divisa com o Paraná, em áreas do Sul e do Leste do estado de São Paulo. Para a Grande São Paulo, a previsão é de que chova à noite.

Mesmo com esta expectativa de um pouco de chuva, o dia todo ainda será muito quente, com temperaturas excepcionalmente elevadas para um dia de agosto. Marcas próximas dos 40°C podem ser registradas no interior do estado.

Condições para chuva aumentam nesta sexta-feira, 25 de agosto, e no último fim de semana do mês, com a passagem de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o estado de São Paulo. 

 A chuva do fim de semana deve ocorrer em todo o estado e pode cair moderada a forte em várias áreas. A temperatura vai baixar muito nos próximos dias, em relação ao que se tem observado esta semana. Na cidade de São Paulo, a queda da temperatura entre a tarde de hoje e de amanhã deve ser de cerca de 10°C. No fim de semana, a capital paulista ficará fria e úmida e as temperaturas não devem passar dos 20°C.

São Paulo ainda pode ter recorde histórico de calor para agosto

Não houve recorde histórico para agosto em São Paulo nesta quarta-feira, 23 de agosto, como foi previsto. A máxima foi de 32,3°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, e foi a segunda maior temperatura em 2023, até agora.  Ainda há possibilidade do recorde histórico ocorrer nesta quinta-feira, com previsão de até 34°C de temperatura máxima na capital paulista.

Paineira Tupã

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram