A onda de calor que atingiu os últimos dias do Inverno deve permanecer durante o início da primavera no centro-oeste paulista. A previsão é de que a nova estação, com início neste sábado (23), às 3h50 (horário de Brasília), tenha dias com temperaturas ultrapassando os 40ºC, em Tupã e região.
Ainda de acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Unesp, as altas temperaturas devem perdurar por toda a segunda quinzena de setembro.
Bloqueio atmosférico
O responsável por esse calorão é um bloqueio atmosférico, uma alta pressão que está sobre grande parte do país e impede a chegada de sistemas que poderiam aliviar o calor e aumentar a umidade.
Segundo o IPMet, a condição é provocada por uma massa de ar quente que se expande verticalmente, criando uma cúpula de alta pressão que impede a aproximação de frentes frias.
A elevação dos termômetros também tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.
Alertas
A Defesa Civil de SP emitiu um alerta informando sobre essa massa de ar quente e seco, além de um grande sistema de alta pressão, que vai aumentar as temperaturas e derrubar os índices de umidade relativa do ar.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para nove estados, incluindo São Paulo. O alerta é válido até as 18h de domingo.
De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de "intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana".