Santa catarina

O Espaço Cultural "José Anselmo Filho – Zé Pretinho" recebeu um bom público na noite do último domingo para o início da programação deste ano do programa Circuito Cultural Paulista. A abertura foi em grande estilo, com a peça "Super Tosco", da cidade de Presidente Prudente. Contando com a colaboração do tempo, que deu uma trégua na chuva durante o espetáculo, a apresentação misturou números circenses, dança, acrobacia, música e muita interação com o público. Resgatando a essência do teatro mambembe, o espetáculo não segue nenhum roteiro definido, abrindo espaço para improvisações e a participação do público. Centrada nos três palhaços "Seu Lavando", "10 pras 7" e "Custipil", a apresentação é sustentada pelas intervenções sonoras do maestro "Nicochina", mais conhecido como a "incrível banda completa formada por um homem só". Ao longo do espetáculo, os atores Luís Valente, Fernando Ávila, Tiago Munhoz e Robson Toma mostram toda a versatilidade em uma sucessão de situações que envolvem performance de bambolê, aulas com professores de dança afrodisíaca, acrobatas, entre outros. A apresentação deste domingo também contou a participação inesperada de um cachorrinho, que abrilhantou ainda mais o show da trupe. Extremamente à vontade no palco e perfeitamente entrosado com os atores, o cãozinho interagiu de forma tão natural como se realmente fizesse parte do espetáculo. O grupo Fundado em 1999 por estudantes da UNESP de Presidente Prudente o processo artístico do grupo Rosa dos Ventos tem suas referências na Comicidade, na Cultura Popular, no Circo e no Teatro de Rua. A proposta é fazer arte popular, em relação horizontal e de grande proximidade com o público.
Dois integrantes do grupo
Seu primeiro trabalho, "Hoje Tem Espetáculo!", teve sua estréia em 2001, seguido de "Saltimbembe Mambembancos" (2005), "O Bicho" (2006), "O Cortejo" (2007) e "A Farsa do Advogado Pathelin" (2009), premiado como Melhor Espetáculo apresentado na rua em 2010 – Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro. Já "Super Tosco" é o mais recente espetáculo do grupo e estreou em novembro do ano passado. O grupo também ministra oficina de Técnicas Circenses e desde o ano de 2009 vem desenvolvendo projetos, próprios e com a Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas, de difusão e democratização do bem cultural. O Rosa dos Ventos busca em seus trabalhos cênicos a fusão de diferentes elementos da cultura popular, circo e teatro numa arte popular de rua vibrante, ousada e de ressignificação do cotidiano. Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas através do site do grupo (aqui). Próxima atração será uma homenagem a Raul Seixas Após a abertura com apresentação teatral-circense, a próxima atração do Circuito Cultural em Tupã será uma apresentação de música. De acordo com o secretário de Cultura e vice-prefeito, Caio Aoqui, a programação divulgada pelo governo do estado informa que Tupã receberá no próximo dia 9 de abril o show "Raulzitos - A Lenda do Maluco Beleza".
Os Raulzitos
A apresentação está programada para acontecer a partir das 20h30, novamente no Espaço Cultural "José Anselmo Filho – Zé Pretinho", na Praça da Bandeira. Segundo Caio, trabalhando de forma inovadora, a atração resgata a obra do cantor Raul Seixas e trabalha o mito do "Maluco Beleza" sob uma ótica infantil. A música enérgica, o universo cheio de referências míticas, mágicas, narrativas irônicas, metafóricas, divertidas e bem-humoradas poderia bem ser a descrição de um disco infantil. Mas o tem abordado é o mito Raul Seixas. Daniel Xingu, Nandinho Thomaz e Marcelo Dworecki pescaram lá do Baú do Raul as composições preferidas dos pequenos para fazer balançar o esqueleto. Os figurinos fazem referências a personagens criadas por Raulzito, como Durango Kid, O Sábio Chinês e O Carimbador Maluco. Circuito Cultural Caio também destacou a importância do programa "Circuito Cultural Paulista", que foi criado em 2008, pela Secretaria Estadual da Cultura, por meio da sua Unidade de Fomento e Difusão Cultural, com o objetivo de consolidar a política de difusão de espetáculos no interior e no litoral paulista. "O Circuito Cultural Paulista uma oferece programação regular de espetáculos de teatro, música, dança e circo, além de exibição de filmes e oficinas com os grupos. Através de apresentações culturais gratuitas, a iniciativa também contribui para a formação de novos públicos, além de promover a cultura e a criação de espaços efetivos de cultura. Tupã está sendo contemplada pelo programa pelo décimo ano consecutivo, tendo reunido um grande público todos os anos". O vice-prefeito e secretário de Cultura explicou ainda que todas as apresentações são realizadas através de parceria entre o governo estadual, que arca com a contratação dos espetáculos, e a prefeitura, que fica responsável pelo local e infraestrutura do evento, incluindo parte técnica, alimentação e hospedagem dos artistas.

Redação Folha do Povo

cabonnet

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram