Tupã, SP - Uma onda de calor excepcionalmente intensa está castigando boa parte do Brasil. Iniciada no último fim de semana e prevista para persistir durante o feriado de 15 de novembro de 2023, esta é a quarta onda de calor do Brasil no segundo semestre deste ano, prometendo superar as anteriores de agosto, setembro e outubro.
Para Tupã, nesta segunda-feira (13), a previsão aponta que os termômetros poderão atingir os 41ºC, mantendo-se em níveis elevados também na terça-feira. Contudo, a situação atinge seu ápice na quarta-feira (15), feriado nacional, quando se espera que as temperaturas alcancem os 42ºC. A quinta e a sexta-feira não trazem alívio, com previsão de temperatura máxima atingindo os 43ºC.
Como se caracteriza uma onda de calor?
Onda ou bolha de calor é uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época - em torno de 5°C ou mais acima da média, em uma área ampla.
Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica.
Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície fazendo o ar esquentar mais.
Alta pressão atmosférica causa a subsidência, que é o movimento do ar de cima para baixo
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.