Lançamento do Livro "A Vila de Manoel Flores" acontece hoje
30/03/2017 Evento será realizado na Biblioteca Municipal a partir das 19 horas
Hoje será realizado um evento de lançamento oficial do livro "A Vila de Manoel Flores" do autor Eleomar Ziglia Lopes Machado. O lançamento oficial acontecerá na Biblioteca Municipal Tobias Rodrigues, localizada na Avenida Tamoios, 1685, a partir das 19 horas. Após o lançamento, será servido um coquetel ao público.
O romance mostra duas facetas da personalidade de um médico que se interioriza, levando consigo para os verdes campos e cascatas deste nosso lindo país, o seu interior vibrante tanto de seu lado romântico, vivendo um intenso amor que quase arruína a sua carreira, como de seu lado político, envolvendo-se por acaso num movimento emancipatório de uma vila singular: a vila de Manoel Flores.
No lado romântico, o médico arrasta por toda a obra o seu conflito: de um lado o casal de filhos, que eram o encanto de sua vida e que ele adorava. E, de outro, o grande amor de sua vida, sendo impossível conciliar as duas coisas, pois não era homem de ter vida dupla nem de viver (como muitos nesta vida) uma vida de mentiras. O seu forte caráter o forçava a tomar uma firme e definitiva decisão: ou sacrificava o seu amor pelos filhos, ou vice-versa.
Por outro lado, o personagem principal revela toda a sua tendência genuinamente política, ao emancipar uma pequena vila, após atuar como médico nesta localidade de península do estreito (entre a lagoa dos patos e do oceano), pelo período de um ano.
O coração do médico bate descompensadamente por toda a obra que nada mais representa, em sua simplicidade e fartos detalhes de narração, que o espírito de um homem com seus problemas particulares, como todos têm, interagindo com sua conturbada vida profissional, tudo isso, revestido por um profundo sentimento de patriotismo e brasilidade, sentindo, ao chegar numa pequena vila, a ânsia de liberdade daquele povo e simplesmente dando o que aquela gente precisava: a sua independência política e o prazer de desfrutar daquele belo lugar sem depender de outra cidade-sede do município.
Autor
Eleomar Ziglia Lopes Machado é neuropsiquiatra em Ciências Médicas (Área de Saúde Mental) e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Em 1970, médico recém-formado, deixou sua cidade natal e foi para Ribeirão Preto fazer sua pós-graduação na faculdade de Medicina.
Tem feito pesquisas médicas com esquizofrênicos e, no momento, com doentes que padecem do mal de Alzheimer, além de pesquisar também efeitos de novos neurolépticos sobre psicóticos crônicos e ser presidente de uma ONG (Associação de Saúde Mental da Alta Paulista- ASMAP) que tem como objetivos a ressocialização de presos sentenciados (reeducandos) e recuperação de dependentes químicos de drogas, inclusive o alcoolismo.
Este romance é a segunda produção literária do autor (pois, em 2003, lançou a crítica literária "Simões Lopes Neto- "A luz dos contos gauchescos e das lendas do sul".
Em 1962, teve uma peça teatral premiada em concurso realizado pela Sociedade de Teatro de Pelotas (a peça "Bomba Rock-Atômica" tirou Y lugar naquele concurso). No mesmo ano, começou a publicar crónicas no jornal "A Opinião Pública", hoje "Diário Popular". Em 1983, um de seus poemas ("Os pingos da minha Vida") obteve "Menção Honrosa" no Concurso Nacional de em Brasília. Os interessados em adquirir as obras, devem entrar em contatos pelo e-mail lopesmez@hotmail.com, gabriela_58star@live.com ou através do facebook Gabriela Martins.
Eleomar Ziglia Lopes Machado é neuropsiquiatra em Ciências Médicas