Saúde realizará campanha de vacinação contra a gripe em abril
30/03/2017 Campanha está prevista para iniciar dia 17 de abril
Com a chegada do frio, uma das maiores preocupações da população é com a transmissão do vírus da gripe, e com isso, medidas de prevenção começam a ser tomadas para evitar um grande número de infectados da doença. Entre as medidas tomadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã, Joselaine Pio Rocha, a campanha está prevista para ocorrer entre os dias 17 de abril até o dia 19 de maio, podendo ser realizado o dia D de vacinação no dia 6 de maio. A confirmação da campanha foi realizada na manhã de ontem (30), durante uma reunião na regional de Marília.
"Ontem a equipe da Vigilância Epidemiológica participou de uma reunião, junto ao subgrupo de Tupã, para anunciar o cronograma inicial das vacinações e também para organizar a campanha da Influenza", explica.
Segundo Jose, como em todos os anos, a proposta é começar a imunização pelos grupos prioritários até abrir a vacinação para a população toda. No grupo estão crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, indígenas, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais, população prisional e também professores de escolas públicas e particulares.
"Uma grande novidade é que além do grupo prioritário já existente, neste ano, foram incluídos também todos os professores que atuam em escolas públicas e particulares, garantindo assim maior cobertura da imunização nos municípios", conta.
Outra notícia boa, segundo enfermeira, é que a vacina para este ano é do tipo "trivalente", ou seja, contra três tipos de vírus da Influenza, inclusive o vírus do H1N1 que foi responsável pela grande epidemia na regional de Marília nos anos de 2009, que registraram 242 casos e 15 óbitos, e em 2016, com 136 casos e 46 óbitos, sendo sete óbitos somente em Tupã.
Para Jose, o vírus não será tão agressivo como no ano passado, no entanto, a Influenza é uma doença de transmissão tão fácil que normalmente surpreende, e não é possível prever os resultados.
"Até o momento, não tivemos nenhum indício de gripe mais agressiva na região. Com as novas regras e o aumento na cobertura de pessoas a imunizar, acreditamos que este ano não sofreremos mais com os vírus da gripe e muito menos com o do H1N1. A vacinação é considerada uma das medidas mais eficaz para se proteger contra o vírus, por isso é importante que as pessoas participem", ressalta.
De acordo com ela, este ano a meta para cada grupo prioritário será de 90%. A orientação do Ministério da Saúde é que a imunização seja feita primeiro com os profissionais da saúde, por estar sempre em contato com a população em ambientes hospitalar e ficarem mais expostos à doença.
"Mesmo com a recomendação do Governo sobre iniciar pelos grupos prioritários e atender primeiro os profissionais da saúde, a Secretaria, juntamente com as Unidades de Saúde de Tupã, irão se reunir na próxima semana para dar início a campanha de forma organizada e que consiga contemplar a todos os grupos", afirma.
A enfermeira ainda finalizou esclarecendo que a campanha de imunização contra a gripe é anual devido às mudanças das características dos vírus influenza a cada ano.