O prazo de inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que foi prorrogado recentemente, termina neste domingo, dia 2 de abril. A competição é aberta a alunos de escolas públicas e privadas de todos os anos do ensino fundamental e do ensino médio. As escolas interessadas em participar da OBA devem se inscrever pelo
site.
No ano passado, a OBA atraiu mais de 744 mil estudantes de 7.915 escolas de todo o País. Em 20 edições, a competição já superou a marca de 8 milhões de alunos participantes. A OBA é realizada em fase única com uma prova aplicada na própria escola em 19 de maio.
Os alunos com melhor desempenho vão representar o País na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica e na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, em 2018. A olimpíada é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Os alunos que mais se destacam na competição também podem participar da Jornada Espacial, em São José dos Campos (SP), que já está na 14ª edição. A jornada leva estudantes e professores a palestras com especialistas e visitas a institutos tecnológicos, como explica Adriana Correa, tecnologista em Ciência e Tecnologia, da Diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB).
As escolas municipais de Tupã esperam repetir o desempenho do ano passado, quando conquistaram ótimos resultados na OBA do ano passado. O município teve 65 alunos premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, sendo uma das cidades da região com maior número de medalhistas nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, dos 65 alunos que receberam medalhas, 19 foram premiados com medalhas de ouro, 22 de prata e 24 alunos com medalhas de bronze. A escola com mais alunos premiados foi a EMEF "Professor João Geraldo Iori", com 30 alunos medalhistas com ouro, prata e bronze. Em seguida ficou a EMEF "Professor Odinir Magnani", com 17 alunos e em terceiro está o Colégio Seletivo.
Em quarto lugar no número de alunos medalhista ficou a EMEIEF "Governador Mario Covas", com 6 alunos premiados. Em quinto ficou a EMEIEF "Professor Thiago Leandro", com 3 alunos premiados e em seguida a EE ‘Professor Sebastião Teixeira Pinto", com um medalhista de bronze.
Redação Folha do Povo
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.