A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, dará início aos trabalhos de vistoria nas escolas e creches da Rede Municipal de Educação. A ação tem por objetivo prevenir o aparecimento de escorpiões e reduzir as chances de acidentes no retorno das aulas do ano letivo.
.JPG)
Os trabalhos serão realizados nas creches, nos prédios de ensino regular, nas Escolas de Segundo Turno e nas unidades dos distritos de Varpa, Universo e Parnaso. De acordo com informações, além das vistorias dos prédios da Educação, a equipe do CCZ encaminhará relatório fazendo orientações sobre os escorpiões para a coordenação e aos demais membros da equipe das unidades.
A diretora de departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, explica que o trabalho dos agentes consiste em identificar irregularidades e observar se as medidas de prevenção ao aparecimento de escorpiões têm sido seguidas. “É um trabalho que é realizado junto à Educação há anos, e que visa proteger funcionários e crianças de possíveis acidentes. São identificadas quaisquer irregularidades para que a Pasta responsável tome as devidas providências já no início das aulas e oriente suas equipes para que mantenha as ações diariamente”, disse.
Como complemento da ação, as equipes do CCZ também iniciarão captura noturna de escorpiões. O método, preconizado pelo Ministério da Saúde, facilita a identificação dos animais que possuem hábitos noturnos e brilham sob a luz negra. “A prevenção, através dessas ações de captura e fiscalização nas unidades escolares, é recorrente, visto que as equipes do CCZ também realizam palestras educativas para as crianças durante o ano letivo. É um trabalho completo que busca conscientizar os pais através das crianças, para que essas medidas de prevenção sejam adotadas dentro de casa”, informou o secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Angelo de Marchi.
.JPG)
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.