dengue

A ADL é uma amostragem que aponta qual região do município apresenta maior infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, que além da dengue transmite a chikungunya e o zika vírus. A ação é preconizada pelo Ministério da Saúde para avaliação e acompanhamento dos índices de infestação na cidade e subsidiar as estratégias de controle subsequentes.

Durante a ADL são coletadas amostras em imóveis escolhidos aleatoriamente em todas as regiões da cidade  com o objetivo quantificar a infestação de mosquitos, além de mensurar a quantidade de recipientes existentes, quais os tipos de criadouros, quantos estavam com água parada, quantos tinham larvas de mosquitos e quantos tinham larvas do Aedes Aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde de Queiroz ressalta que, para realização deste trabalho, a população precisa colaborar e receber os agentes em suas casas. 

Ao longo do ano, também são realizadas visitas casa a casa, inspeções a estabelecimentos cadastrados como Pontos Estratégicos e Imóveis Especiais, ambas com vistas à eliminação de possíveis criadouros (locais e/ou recipientes que acumulam água), além da orientação contínua e permanente aos munícipes.

Também são promovidas campanhas de informação, sensibilização e conscientização da população a partir da distribuição de material informativo, palestras e rodas de conversa com a população e material informativo em mídias sociais, entre outras. A prevenção é a única arma contra a doença.

dengue

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram