Paineira Tupã


O programa de televisão La Voix, que pertence a franquia internacional de séries The Voice, transmitido no Canadá pelo canal de televisão TVA, para mais de 2 milhões de telespectadores canadenses, tem pela primeira vez entre os candidatos um brasileiro. Roberto Corrêa Scienza, brasileiro da cidade de Tupã, interior de São Paulo, tem 32 anos e é doutor em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Atualmente reside com esposa e filho, em Montreal, no Canadá, onde cursa outro doutorado, dessa vez em Literatura na Universidade de Montreal.

Roberto, além de cantor é também compositor e músico. Seu estilo musical mistura o Blues e Rock com ritmos brasileiros como o Samba e a Tropicália. Para ingressar no programa apresentou a música Death Letter Blues, uma canção dos anos 60, do cantor norte-americano Son House. Embora o La Voix seja um programa apresentado em Francês, os candidatos podem optar, nas audições às cegas, por cantar em francês ou em inglês. Embora Roberto também seja fluente no francês, suas maiores referências musicais são de origem inglesa e norte americanas, o que o levou a apostar nessa música.

A técnica France D’Amour, cantora e compositora de sucesso no Québec, virou a cadeira para o brasileiro logo no segundo verso da música. Em seguida, o cantor e compositor Mário Pelchat, vencedor de vários discos de ouro, também virou a cadeira para Roberto. Pela proximidade de repertório, o brasileiro escolheu France D’Amour. A equipe de France tem sido considerada uma equipe muito forte e com grandes chances de fazer o vencedor do programa.

O primeiro episódio do programa foi ao ar no dia 14 de janeiro, mas a audição às cegas do brasileiro só aconteceu ontem, no dia 11 fevereiro, quarto dia das apresentações. O programa vai ao ar sempre aos domingos, à partir das 19h. Essa é a 10ª edição do programa que, assim como no Brasil, encerra a série que teve grande sucesso em todos os países onde foi apresentada.   

Roberto decidiu entrar no programa porque com frequência toca nos metrôs de Montreal e muitas pessoas paravam para dizer a ele que se inscrevesse. Uma dessas pessoas, que passava por lá com frequência era Lorraine Roy, que foi decisiva para que ele tomasse a decisão de participar e inclusive o acompanhou durante a audição, onde foi carinhosamente apelidada de fada madrinha do Roberto. Os metrôs do Canadá têm espaços reservados para que os músicos possam se apresentar.

O brasileiro é nascido na cidade de Araraquara, mas em função do trabalho dos seus pais e de seus empreendimentos acadêmicos morou em mais de 10 cidades no Brasil. Atualmente considera ser de Tupã, no interior de São Paulo, pois é onde seus pais residem. Roberto já lançou alguns álbuns de rock e metal.

Quando morou em Guarapuava no Paraná para fazer faculdade, formou a banda de Stoner Rock “Disaster Boots”, que lançou seu álbum homônimo em 20l6. Roberto foi vocalista da banda de Heavy Metal tradicional Creatures, cantando no primeiro álbum da banda, lançado em 2021. Em 2022, Roberto lançou um EP chamado Soulful Drink com o projeto de Occult Rock nomeado Holy Lust. Teve também um projeto One-man Band, chamado Rope Bunny, o qual lançou seu primeiro álbum, Lucid Nightmare, em 2023. Atualmente se apresenta com o Roberto Scienza trio, composto por ele, Samir Bravo e Raphael Montenegro nas noites de Montreal.

Para Roberto está sendo uma experiência incrível participar do La Voix. “Se inscreveram 8 mil candidatos e desses foram selecionados para as audições às cegas somente 80, sendo que desses 80 entrarão apenas 40, então acredito que só de entrar já foi uma grande conquista. Tem muita gente que está tentando há anos e eu consegui na minha primeira tentativa. Isso dá muita motivação para continuar.

Além disso, estou aprendendo muito. A produção e os técnicos são fantásticos. Nos dão muitas dicas, não somente de voz, mas de roupas, postura, posicionamento de palco, e até de redes sociais. Já ganhei demais até aqui. Acho que essa rede de contatos e as dicas são muito valiosas”, relata o brasileiro.

Para acompanhar o que o brasileiro apresentou no The Voice acesse a página do programa no Instagram ou Facebook.

Instagram do Programa: @lavoixtva

Instagram do artista: @robertoscienzamusic

Facebook do Programa: https://www.facebook.com/lavoixtva?sfnsn=wiwspwa&mibextid=2JQ9oc

Facebook do Artista:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100086923012824&sfnsn=wiwspwa&mibextid=2JQ9oc

cabonnet

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram