No último dia 19 de fevereiro, aconteceu na cidade de Marília-Sp a Segunda Oficina de Regionalização Macrorregional.
O evento contou com muitos nomes da área da saúde regional e também a presença do Secretário de Saúde do Estado de São Paulo Eleuzes Paiva.
O município de Queiroz teve como representante a Diretora de Saúde Francislaine Aparecida Madalena juntamente com a gestora de saúde do município de Herculândia-Sp, Adriana, que são representantes regionais do Cosems da região de Tupã que é composta por oito municípios de pequeno porte.
O processo de regionalização está sendo muito importante para reconhecer às particularidades e necessidades específicas de cada região, permitindo a adaptação de políticas públicas, programas e investimentos para atender às demandas locais.
Ao identificar os desafios da nossa região podemos direcionar recursos de forma mais eficaz, implementando medidas que impulsionem o desenvolvimento local.
É uma oportunidade também de olhar a rede como um todo, revendo a prática na ponta e a necessidade de organizar os processos de trabalho, pensando na promoção e prevenção das doenças crônicas (Hipertensão e Diabetes) no caso da nossa região de Tupã-Sp.
Os desafios existem, falta de assistência por parte de prestadores pactuados, necessidade de entendimento dos fluxos de atendimento e necessidade da ampliação da oferta de serviços.
Ao perceber nossas fragilidades dentro da linha de cuidado surgiu à necessidade de um grupo de trabalho da Atenção Básica, o GTAB que já está instituído na nossa região, e com ele estamos fortalecendo nosso processo de trabalho.
A partir deste projeto de regionalização contando com o apoio da Secretaria de Estado, DRS, COSEMS, municípios e prestadores espera-se uma mudança significativa com o objetivo de um Sistema Único de Saúde mais justo, próspero e inclusivo para nossas regiões de saúde.
As expectativas ainda são muitas na busca de soluções e construção de um caminho cujo maior objetivo é que a partir da Regionalização possam ser diminuído as desigualdades entre as regiões aumentando a eficiência dos recursos financeiros, garantia de acesso ampliado das ofertas de serviços diminuindo as filas de espera.