Saúde e Educação realizam parceria e lançam projeto "Pequeninos contra Dengue"
04/04/2017 Ações serão realizadas entre os dias 3 a 7 de abril
A Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, divulgou ontem (3) o lançamento do projeto "Pequeninos contra a Dengue", que será realizado durante toda essa semana, nas escolinhas municipais.
Segundo o secretário Municipal de Educação, Mauro Guerra, durante os dias 3 a 6, serão realizadas ações com atividades relacionadas ao tema "Todos contra a Dengue", abordados em musicas, pinturas, colagens, leituras, teatro, confecção de cartazes e também de mascaras.
"Essas atividades do dia 3 a 6 de abril serão realizadas em sala de aula, em todas as oito creches do município de Tupã, onde abrangerá um total de 1.026 crianças com idades entre 0 a 3 anos e 11 meses", contou.
A programação, que será encerrada no dia 7, terá início às 7h30 com um café da manhã com os pais e visita à exposição organizada pelas crianças e educadores do CMEI. Logo em seguida, haverá uma mini-passeata de conscientização do projeto "Pequeninos Contra a Dengue", realizada na comunidade local de cada creche, onde as crianças distribuirão panfletos para a população.
Já às 9h, para marcar o encerramento do projeto, será realizado um passeio de trenzinho pela cidade, com o objetivo de mostrar a população o trabalho de conscientização realizado com a primeira infância.
De acordo com Mauro, o projeto vai abordar a temática "Dengue" com as crianças do CMEI, trabalhando o tema de uma forma lúdica e atraente, conscientizando as crianças no combate contra a dengue, mobilizando os pais, vizinhos e comunidade em geral.
"Queremos através desta ação sensibilizar as crianças, as famílias e a comunidade para os perigos da dengue e a importância de sua prevenção, assim como ensinar as crianças a identificarem os aspectos do mosquito da Dengue e possíveis criadouros; ensinar quais são os devidos cuidados com o ambiente, a saúde e a higiene; alertar as crianças sobre os principais sintomas da Dengue e também sensibilizar as crianças para os cuidados com o ambiente em que vivem a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O projeto visa envolver e ensinar a criança sobre o perigo e tudo relacionado ao mosquito e as doenças que ele transmite", concluiu.