CAMPANHA COLETA DE LIXO ORGÂNICO

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde realizará a campanha Março Lilás, com o objetivo de conscientizar a população para a prevenção e combate ao câncer de colo do útero ou câncer cervical. 

Conforme a diretora de Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, esta campanha dá maior enfoque ao enfrentamento do câncer que acomete o aparelho reprodutor feminino por ser o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres no País.

“A intenção da ação é reduzir a incidência desse problema de saúde. Por isso, as unidades agendarão o exame de Papanicolau para as cidadãs que tenham de 25 a 64 anos, possibilitando detectar mais precocemente alterações celulares que podem evoluir para o câncer”, disse.

As interessadas podem reservar uma data e horário para atendimento, tanto pessoalmente quanto por telefone. A fim de facilitar o acesso ao serviço, haverá expediente normal, das 7h às 17h, e em horário estendido até as 21h, para as UBS e USF do município; e até as 20h, nos distritos de Universo, Varpa e Parnaso. 

Muitos canceres do colo de útero são desenvolvidos por variações do Papilomavírus Humano (HPV). Sendo assim, além da realização periódica da coleta do preventivo, é fundamental imunizar meninas e meninos de 9 a 14 anos contra o HPV, faixa etária em que a vacina é potencialmente mais eficaz. Uma vez que a dose deve ser tomada antes do início da vida sexual.

O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, informa ainda que durante o Março Lilás, as cidadãs também poderão atualizar a caderneta geral de vacina, realizar consultas médicas e odontológicas, e solicitar a mamografia de rastreio. Neste último caso, a paciente deve ter entre 50 e 69 anos.

“Entre em contato com a equipe de sua unidade de referência, e saiba quando haverá jornada noturna, tire todas as suas dúvidas a respeito da campanha, e não deixe de participar. Parabenizo todos os funcionários envolvidos que certamente estarão empenhados em sempre atender bem as mulheres do nosso município, isso é reflexo da gestão Caio Aoqui, com olhar atento para a saúde da população”, finaliza.  

HUM TUPÃ

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram